Marcelo Pimenta

Empreendedor, Professor, Palestrante e Escritor.

Contratar Palestrantes

Escritor, palestrante e Professor de Criatividade na ESPM e USP. Pimenta é especialista em Inovação e Criatividade e é o único representante do Brasil no fórum de Inovação Mundial, a NetExplo em Paris que, com o apoio da Unesco, identifica todos os anos as principais inovações digitais que afetam a sociedade e revelam as maiores tendências mundiais. Atua também como especialista de Inovação no ITD Instituto da Transformação Digital, único Instituto brasileiro voltado exclusivamente para transformação digital, com fóruns, apresentações, palestras e conteúdos inéditos.
Iniciou sua atividade de palestrante em 1995 e desde 2015 faz parte do time de elite dos palestrantes profissionais brasileiros.Tem cinco participações nos eventos TEDx – TEDx Laçador (duas participações – Porto Alegre), TEDx Asa Sul (Brasília), TEDx Pelourinho (Salvador) e TEDx Rio Claro (Rio Claro).

Principais Temas de Palestras

LIDERANÇA PARA PROFISSIONAIS DO FUTURO

O velho jeito de liderar não funciona mais. De fato, a liderança deixou de ser um cargo para ser um estilo de fazer acontecer. O líder é cada vez mais um maestro que precisa orquestrar os recursos para que cada um possa desenvolver ao máximo seu potencial criativo e gerar inovação de valor. A palestra mostra na prática como você pode incorporar a liderança criativa em empresas de todo porte e segmento. Empatia, colaboração e experimentação. O desafio de engajar equipes rumo aos resultados exige um novo conjunto de competências. O Marcelo irá conduzir você rumo às principais características da liderança criativa e mostrar que é possível cultivá-la no dia a dia!

Adicionar ao orçamento

MENTALIDADE CRIATIVA

As ideias mais criativas são geradas conectando pontos que a maioria nem pensaria em conectar, impulsionada por uma compreensão apurada do que os consumidores realmente desejam e precisam.

Mas para isso, um dos pontos mais importantes para a inovação é o design da Mentalidade Criativa.

A criatividade permite que você pense em novos objetivos a serem alcançados, e a inovação permite que você alcance esses objetivos e encontre novos. Com dicas e ferramentas, casos reais, livros, vídeos e artigos. O Marcelo mostra os caminhos práticos para que cada pessoa entenda que é possível fazer parte das transformações no mundo com pequenas atitudes. É preciso montar sua caixa de ferramentas para criar e ele te ajuda nisso.

Adicionar ao orçamento

INOVAÇÃO DESCOMPLICADA

Inovar. Uma palavra pequena, mas com um significado tão grande que costuma assustar. O Marcelo mostra que não é preciso ter medo! Ao contrário, é possível apimentar a criatividade com ferramentas úteis e práticas.

"O homem criativo não é aquele a qual se acrescentou algo, mas do qual não se retirou nada”. A frase do psicólogo Abraham Maslow é o ponto de partida desta palestra que faz com que os participantes recuperem sua capacidade de ver a realidade de forma diferente e a partir daí possam usar a criatividade para solucionar problemas.

Inovar usando os recursos que temos. nessa palestra você conhece casos, ferramentas e inspiração que vão permitir começar a inovar hoje.


Adicionar ao orçamento

MESTRE DE CERIMÔNIAS

Adicionar ao orçamento

MARKETING 4.0 A EXPERIÊNCIA QUE VENDE

O que o consumidor quer? Os conceitos de conveniência, responsabilidade social e agilidade. E, com todos os acontecimentos devido ao coronavírus os valores foram revistos. O novo consumidor, além de conectado, não renuncia a segurança para ver suas necessidades atendidas.

Atualmente já é nítida a crescente busca por estratégias centradas no cliente, com foco, não apenas no “comprar”, mas no “como comprar”.Ou seja, a experiência do cliente vem como uma maneira de reinvenção para que o mercado permaneça vivo independentemente de crise ou mudanças globais. Não há como fechar os olhos para essa realidade.

Em linhas gerais, pode-se afirmar que tudo é serviço. Por mais simples que seja o seu produto, você se engana se acredita que não oferece serviço. Isso porque nós vivemos a lógica do serviço dominante. Essa lógica defende que o serviço é a base das trocas e que as organizações, os mercados e a sociedade estão preocupados com a troca de serviços, que envolvem as aplicações de competências.

Adicionar ao orçamento

DESIGN THINKING NA PRÁTICA

Em tempos de pandemia, ser empático, experimentador e colaborativo são diferenciais fundamentais para um pequeno negócio.O consumidor mudou e com isso o empreendedor precisa mudar. E identificar oportunidades nesse processo.O design thinking é caminho que empreendedores de todos os portes e segmentos possam se conectar com seus cliente.Nessa oficina – Design Thinking na Prática - , o Sebrae oferece a oportunidade do empreendedor aprender como melhor se relacionamento com seu cliente. É 100% prática e você finaliza a oficina com várias ideais novas que podem ser implementadas já no dia seguinte.

Adicionar ao orçamento

TENDÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO

Como é inovar num cenário em que o ambiente muda rapidamente e o futuro é incerto? O objetivo dessa palestra é apresentar as tendências para que todos os negócios possam inovar e o Marcelo apresenta exemplos de sucesso.

Pode-se dizer que o coronavírus trouxe grandes impactos para os negócios que deverão permanecer. Estamos vivendo a Economia Low Touch (Economia de baixo contato). Isso significa que as empresas terão de se adequar (se é que isso já não foi feito) para manter o mesmo relacionamento com seus clientes, mas com certos cuidados com o contato, para que ele seja o mínimo possível, porém com o mesmo foco para que seus clientes se sintam exclusivos.

Adicionar ao orçamento

OPORTUNIDADES NO MUNDO BANI

O mundo dos negócios nunca mais será o mesmo. Você já ouviu falar sobre Mundo VUCA e Mundo BANI? A tecnologia molda negócios, hábitos e a forma com que as pessoas veem o mundo e se relacionam com ele. Nessa palestra o Professor fala sobre essa transição e contextualiza a nova configuração de comportamentos e necessidades presentes nessa nova era. Tudo tem que estar mais ágil, prático, conveniente e focado na boa experiência.

E isso reflete no nosso comportamento atual, desta nossa relação com a tecnologia cria-se a necessidade de atualizar o conceito do mundo VUCA, e é assim que surge o mundo BANI, já que o VUCA não é mais suficiente para explicar esse cenário atual.

É dessa forma que a palestra aborda os novos comportamentos, novas experiências, novas habilidades e direciona quais os principais pontos de transformações necessárias para triunfar no mundo Bani.

Adicionar ao orçamento

TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PARA A INOVAÇÃO

Como engajar alunos, professores e comunidade para se tornarem apaixonados por aprender sempre? Nesta palestra você vê como a criatividade e a tecnologia pode ajudar nesse desafio!

Vivemos a transformação do mundo VUCA para o mundo BANI, com mudanças cada vez mais velozes. Por isso, não há como a educação ficar para trás de todas as tendências e as oportunidades do futuro.

- como despertar a curiosidade?
- como manter a atenção?
- como despertar o gosto pela pesquisa e pelo aprendizado?
- como os professores podem se transformar nesse processo?

Nesta palestra, Marcelo Pimenta faz um panorama dessas tendências e apresenta alternativas para que colaboradores, gestores e professores atualizem seu Mindset e levem tudo o que há de mais novo para a educação.

Adicionar ao orçamento

DESCOMPLICANDO A INOVAÇÃO NO TURISMO

O setor de turismo foi talvez o mais afetado pela pandemia. De uma hora para outra tudo precisou ser revisto. E diante de tantas mudanças, muitas oportunidades:

- valorização dos espaços abertos
- humanização e personalização dos serviços
- valorização de tudo que é artesanal
- valorização de cultura e valores locais

Nesta palestra, profissionais da cadeia do turismo, alimentação e hospitalidade tem acesso a muitas inspirações, casos e dicas que práticas, contextualizadas a realidade e o contexto de cada negócio / setor / região.

Adicionar ao orçamento

OPORTUNIDADES NA ECONOMIA DA PAIXÃO

A economia da paixão é a nova tendência nos negócios a partir da pandemia de 2020. O mundo nunca mais vai ser o mesmo, nem os empreendimentos serão os mesmos. Uma série de fatores justificam essa transformação:

- revolução da longevidade
- mundo interconectado
- boom do empreendedorismo e intraempreendedorismo
- era de Aquário
- busca por propósito e inovação

A clareza de propósito e a coragem de adaptação fortalecem a certeza de que é possível ser feliz e ganhar dinheiro
fazendo o que se ama. E atendendo às necessidades de nichos até então desassistidos para um consumidor cada vez
mais exigente. O líder dessa mudança é o protagonista da economia da paixão. Esteja preparado!

** Palestra exclusiva baseada no livro Economia da Paixão

Adicionar ao orçamento

Solicite um orçamento para uma palestra online ou presencial de Marcelo Pimenta.

Quem estava aqui também pesquisou por:

Manoel Carlos Junior
Manoel Carlos Junior

Experiencialize

Saiba mais
Murilo Gun
Murilo Gun

Keep Learning School

Saiba mais
Rafael Cortez
Rafael Cortez

Jornalista, comediante e realizador de conteúdos

Saiba mais
Rodrigo Barros
Rodrigo Barros

BOALI, TV Gazeta, Rede TV, Autor Best-Seller

Saiba mais