Serafim é Diretor Executivo da “World Creativity Day”, empresa de educação em liderança criativa que coordena o Dia Mundial da Criatividade, maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Tem experiência de 30 anos como Líder de marketing, inovação e Diretor de Marca da 3M, onde atuou até 2023. É sócio-diretor da Inspira Move Treinamentos e Consultoria, fundada em 2010, atuando como consultor de inovação e palestrante em 1000+ apresentações sobre Criatividade, Inovação e Liderança. É professor de Gestão de Marketing e Inovação nos cursos de MBA e Mestrado da EAESP-FGV, FIA, IBGC, INOVA, ESALQ/USP e O Novo Mercado. Formado em administração (EAESP/FGV) e Publicidade (USP), tem especialização em desenvolvimento do potencial humano (PUCCAMP) e Psicologia Positiva (PUC/RS). Autor do livro “O Poder da Inovação” (Ed. Saraiva), colunista dos Portais Época Negócios, Money Times, Administradores.com, Bring Me Data e da coluna “Inspiração para mudar o mundo” no Linkedin. É pai orgulhoso do Gabriel, jovem atleta de bocha paralímpica, de quem é assistente esportivo. Pianista, escritor, compositor, é Idealizador do Programa Inspira.mov sobre Criatividade e Empreendedorismo (5 temporadas), veiculado pela TV Cultura e co-responsável pela Mostra 3M de Arte (12 edições), Prêmio Brasil Criativo (5 edições) e Doc Ecossistemas de Inovação.
A palestra traz os principais conceitos de inovação e
os ingredientes necessários para alavancá-la nas organizações, com foco
especial voltado à cultura de inovação. Organização inovadora acredita que
inovação são pessoas, apostando no desenvolvimento de seus funcionários como
prioridade. Trabalha-se também a dimensão de centralidade no cliente/ser
humano, visão de futuro, estímulo à autonomia e intraempreendedorismo,
tolerância ao erro de descoberta, práticas de colaboração, aprendizagem
contínua, mentalidade de crescimento, entre outros.
O papel das lideranças é destacado como motor de transformação organizacional,
moldando uma cultura em constante evolução para manter a relevância da
organização, gerando resultados consistentes.
A
palestra explica de forma simples o que é inovação, como gerá-la em processo
contínuo e como aplicá-la na prática de qualquer pessoa, em qualquer função
organizacional, quebrando mitos e tornando-a acessível e aplicável por todos.
A abordagem empodera as pessoas, colocando-as como protagonistas e
empreendedoras no processo de criação de valor, dentro da realidade das
organizações, convidando todos a se perceberem como criativos e potenciais
inovadores em seu cotidiano pessoal e profissional.
O talk é focado no desenvolvimento do potencial
criativo de cada indivíduo. A partida da conversa é uma releitura do conceito
de propósito, propondo uma viagem de autoconhecimento e identificação de nossos
interesses, talentos e potencial criativo.
Redefine-se o conceito de Criatividade para muito além da técnica de resolução
de problemas. O tema aprofunda a ideia da transformação contínua em todas as
dimensões (lifelong change) para uma vida inovadora, defende a importância de
aumentar o repertório de conteúdos e quebrar bolhas de conhecimento, além de
destacar a oportunidade de combinarmos a criatividade com outros potenciais
socioemocionais para gerarmos impactos efetivos. Por meio de uma vida mais criativa
e liderança inovadora, somos mais felizes e motivados, influenciando nossos
ambientes e produzindo mais resultados nas nossas vidas e para as organizações.
Palestra focada no desenvolvimento dos talentos para
liderarmos em tempos atuais, avaliando tendências e seus impactos no ambiente
de trabalho, no relacionamento com clientes e na sociedade. Compartilham-se as
habilidades mais importantes para enfrentar os desafios organizacionais,
combinando competências lógicas e técnicas com socioemocionais, começando com a
dimensão do autoconhecimento (eu comigo), avançando pela dimensão
criativa-inovadora, a colaborativa (eu com os outros) e holística (eu com o
mundo).
Propõe a reflexão sobre nossa efetividade nessas dimensões e a disposição para
melhorarmos em pontos críticos e potencializarmos fortalezas. Com esse
desenvolvimento amplo, se estimula uma liderança ciente de si, íntegra,
compassiva, aberta ao novo, cooperativa, gerando ambientes de confiança, voltados
ao futuro.
A
palestra foca no desenvolvimento de líderes colaborativos para enfrentar os
desafios das organizações. No mundo em constante mudança, caracterizado pela
interdependência e complementaridade, o talk recomenda o abandono das práticas
de lideranças autocráticas, voltadas ao microgerenciamento, à infalibilidade,
para abraçar novo modelo que mantém as responsabilidades pertinentes ao papel
de líder, mas se propõe vulnerável, imperfeita, descentralizada, estimulando
equipes de alta-performance orientadas ao futuro.
Parte-se da origem da disposição a liderar e colaborar na evolução humana,
passando pelas características do mundo líquido que nos desafia e que reprova o
estereótipo do líder super-herói e do modelo de comando e controle, apontando
para potencializarmos a mentalidade de inovação e cooperação dentro de equipes
diversas, gerando mais resultados para as organizações, para a saúde mental e
crescimento dos funcionários, para o engajamento de clientes e parceiros, para
impacto positivo nas comunidades.
A palestra compartilha conceitos de inovação para transformar as organizações, trazendo foco para a inovação inclusiva, que contempla todas as pessoas, incluindo grupos minorizados, em especial, pessoas com deficiência, que representam grande parcela da população e constituem amplo mercado. Compartilha letramento básico sobre os tipos de acessibilidade, indicando ferramentas importantes para inovação como o Design Universal e o Design Inclusivo, bem como exemplos de indústrias que já incorporaram esse olhar acessível para sua inovação em sua comunicação, interação digital, produtos, embalagens, espaços arquitetônicos e muito mais. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade de inovar com inclusão, como princípio ético, mas também como oportunidade econômica, gerando negócios, fortalecendo marcas, contribuindo para o desenvolvimento social.
O talk destaca as questões de parentalidade e o equilíbrio com nosso papel profissional, apontando caminhos para que se promova uma transformação na sociedade, envolvendo empresas e suas lideranças para contribuir. O palestrante compartilha sua experiência pessoal como pai e profissional, equilibrando a presença intensa na vida de seu filho, jovem com deficiência que se tornou universitário e campeão paralímpico, com uma vida profissional ativa como executivo C-level, empreendedor, consultor e professor. Comenta sobre as pressões, culpas, estigmas e desafios que mães e pais enfrentam dentro do universo empresarial. Fala também como líderes podem influenciar na mudança das organizações, apoiando e valorizando a maternidade e a paternidade, com repercussão em inovação, em desenvolvimento de pessoas, em ambientes organizacionais saudáveis e criativos.
A palestra provoca reflexão sobre o paradoxo da criatividade, onde as empresas buscam inovação, mas reprimem a criatividade com padronizações, aversão ao risco e estilos anacrônicos de liderança. No século 21, as organizações precisam inovar continuamente em todas as dimensões e a criatividade está no início de todo processo de inovação. A apresentação estimula uma visão ambidestra que valoriza a produtividade, a eficiência e a excelência operacional como condição de sobrevivência, mas também nutre os ambientes organizacionais com comportamentos saudáveis, capazes de gerar inovações de valor econômico ao reincorporar linguagens rechaçadas do mundo corporativo como emoção, conexões afetivas, humor, vulnerabilidade, colaboração desinteressada, papos despreteniosos, curiosidade e questionamento construtivo. O palestrante compartilha muitos exemplos de como fomentar ambientes criativos e estimular equipes com grandes resultados.
A palestra define que inovação é uma ponte para o futuro da organização, devendo ser orientada por uma visão estratégica, impulsionada pelo propósito organizacional. Compartilha-se a importância de um mapa para orientar os esforços de inovação, buscando tornar as aspirações da empresa em capacidades, sempre em sintonia com as transformações do ambiente, balanceando projetos incrementais, adjacentes e revolucionários. O palestrante ilustra conceitos com cases de diversas empresas que estrategicamente moldaram seus futuros desejáveis, mostrando que inovação não é um fim em si mesmo e que a falta de estratégia e gestão são enormes ameaças para as iniciativas inovadoras.