Executivo c-level e investidor e conselheiro de startups.
Eleito o executivo de RH mais admirado do Brasil e maior HR Influencer da America Latina. Há 20 anos atuando na área de Gestão de Pessoas. Especialista em coaching de executivos, gestão da mudança e desenvolvimento organizacional e de lideranças. Experiências profissionais incluem projetos de transformação de estratégia e cultura corporativa em empresas multinacionais, tanto no Brasil, como na América Latina e nos EUA, no contexto de aquisições, fusões, spin-offs e startups. Hoje faz parte do conselho editorial da Revista HSM Management e do conselho consultivo da HSPW. É colunista dos blogs das revistas Gestão RH e HSM Management e âncora do webcast “Você Está Contratado!”. À frente do RH do McDonald´s no Brasil, Marcelo recebeu prêmios e reconhecimentos pela sua gestão tais como: Great Place to Work, Great Place to Work para Mulheres, Top Employer, Melhores Empresas para se Trabalhar da Você S/A, Women in Leadership in Latin America da Revista Exame, Selo de Diversidade Étnico-Racial da Prefeitura de Salvador, Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência do Estado de SP e o Prêmio Apolo de apoio a pessoas LGBT do Estado do MS. Em 2018, foi eleito o dirigente de RH Top of Mind, RH mais Influente da América Latina e Top Voice do LinkedIn. Autor do livro “Você Está Contratado!”.
Tecnologia, startups, novos modelos de negócio, mudanças demográficas e de comportamento estão impactando os negócios, as empresas e as relações de trabalho. Executivos em posição de liderança precisam de novas habilidades para navegar a nova realidade VUCA.
Longevidade, tecnologia e anywhere office são apenas algumas das tendências que estão transformando as relações de trabalho. Diante deste cenário, como o profissional deve se posicionar? Quais são as competências que garantirão o sucesso no futuro?
Como o profissional de RH pode tirar proveito das novas tecnologias e soluções de startups que estão surgindo para revolucionar a experiência do colaborar e garantir maior eficiência e impacto ao setor de RH. Além do estratégico: como o RH pode ser um business player e um contribuidor relevante para o resultado do negócio alavancando a sua atuação com tecnologia e inovação.
Além do estratégico: como o RH pode ser um business player e um contribuidor relevante para o resultado de negócios.
Recomendações para a gestão de carreia de um profissional com 30 anos de experiência assessorando CEO´s, VP´s e diretores de empresas e executivos de todos os níveis e setores de atuação. Ele mesmo com mais de 20 anos em cargos C-Level em grandes multinacionais no Brasil e no exterior.
Tecnologia, startups, novos modelos de negócio, mudanças demográficas e de comportamento estão impactando os negócios, as empresas e as relações de trabalho. Líderes devem assumir uma postura facilitadora diante da transformação digital, novos modelos de trabalho (anywhere office, gig economy) e desenhos organizacionais (holocracia), favorecendo o sentimento de pertencimento e participação das pessoas.
A sua empresa parece uma porta giratória? O mundo do trabalho mudou e as pessoas estão muito mais exigentes nas suas relações com as empresas. O equilíbrio de forças mudou e as empresas que não se adaptaram estão sofrendo com taxas de turnover altíssimas. O que o RH e executivos em posição de liderança podem fazer diante de movimentos como o great resignation e o quiet quitting?
O objetivo da palestra é discutir, através de cases reais, a atuação estratégica do RH e o uso de People Analytics e indicadores como instrumento para avaliar os resultados das políticas e práticas de gestão de pessoas e como abordagem de solução de problemas relacionados com o capital humano, tais como: atração e retenção de talentos, melhoria de performance, otimização de investimento, turnover, absenteísmo, etc.