Helio Zanona

Helio possui graduação Superior de Tecnologia em Turismo pelo IFRR, é MBA em Marketing pela FGV e especialista em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis pelo IFRR e também é técnico em Turismo formado pelo IFRR. Trabalhou por 7 anos no órgão oficial de Turismo do município de Boa Vista – RR e por 3 anos como gestor dos projetos de Turismo do SEBRAE – Roraima. Atualmente é Guia de Turismo e empresário. Sócio da empresa Makunaima Soluções em Turismo, sendo responsável pelas áreas de planejamento, administração e marketing.    

  • • CURSO - INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BOA VISTA
  • • CURSO - PRECIFICAÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS EM BOA VISTA
  • • OFICINA - INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BOA VISTA
  • • Palestra: A Cauda Longa Aplicada ao Turismo
  • • Palestra: Os Desafios da Inovação no Turismo.
  • • Ofinica de elaboração de roteiros turisticos

Objetivo: conhecer informações importantes para compartilhar com o turista: história, geografia e aspectos culturais, principais atrativos turísticos e informações de serviços básicos de atendimento. Conteúdo programático: Conceitos de Turismo; Perfil do turista; Geografia; História; Aspectos culturais e curiosidades; Serviços básicos e essenciais; Visita técnica.

elaborar o preço de um elaborar o preço de um roteiro turístico local através do estudo de conceitos, estratégias cálculos e análises:
Conteúdo programático: Ambiente de Negócios; Conceito de Preço; Comportamento do Consumidor; Métodos de Precificação; Preço alinhado com o Objetivo da Empresa; A Importância dos Custos na Precificação; Roteiro Turístico; Componentes de Um Roteiro Turístico; Tipos de Gastos para Elaboração de um Roteiro Turístico; Tributação e Turismo; Criatividade no Turismo; Precificação de Roteiros na Prática; Análise e Administração de Preços; Soluções digitais de precificação (Excel e Precificatur); Tipos de Tarifários; Ciclo de Vida do Produto.roteiro turístico local através do estudo de conceitos, estratégias cálculos e análises: 

Objetivo: conhecer informações importantes para compartilhar com o turista: hitória, geografia e aspectos culturais, principais atrativos turísticos e informações de serviços básicos de atendimento. Conteúdo programático: Conceitos de Turismo; Perfil do turista; Geografia; História; Aspectos culturais e curiosidades;

Assuntos apresentados: como o conceito da Teoria da Cauda Longa pode ser aplicado ao Turismo, especialmente aos pequenos negócios. Na palestra é apresentado o case da empresa Makunaima Soluções em Turismo, pequena agência de receptivo de Boa Vista – Roraima que focou estudar nichos de mercado e hoje colhe frutos em variados segmentos de atuação sem perder a essência do seu negócio.

Assuntos apresentados: nivelamento quanto ao conceito de Inovação e apresentação de situações de como na prática, a inovação em Turismo pode ser mais simples do que se pensa. O objetivo da palestra é desmistificar o paradigma de inovação associado apenas a área de tecnologia.

Objetivo: conhecer conceitos, características e técnicas para elaboração de um roteiro turístico: Conteúdo programático: Conceituação de Roteiro Turístico; Componentes de um Roteiro Turístico; Tipos de gastos; Documentos operacionais; Criatividade e Inovação; Ciclo de vida do produto; Dicas finais.