Foi por 3 mandatos
Vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, onde também preside o
Conselho de Inovação – CONIN, e o HUB de Inovação da Instituição chamado
Pateo76, também Coordenadora do Conselho de Inovação no CMEC da Confederação
das Associações Comerciais do Brasil - CACB. Na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP é Gestora do Business HUB onde Coordena
as áreas de empreendedorismo, empregabilidade e inovação da instituição. Estes
cargos a transformaram em uma especialista em construir e implantar espaços inovadores
e ambientes tradicionais. Mentora, professora e
palestrante. Com extensa e forte atuação no associativismo, participou, fundou
e dirigiu diversos movimentos de empreendedores pelo Brasil, alcançando a
Vice-Presidência da Confederação Nacional dos Jovens Empresários – CONAJE.
Participou de diversos Conselhos Nacionais e teve a necessidade de desenvolver
a liderança muito cedo, passando pelos desafios da mulher empreendedora e
líder. Possuí uma formação acadêmica estruturada e focada. Graduada em administração
com habilitação em Comércio Exterior pelo Mackenzie, MBA em Gestão de Mercado
de Luxo pela FAAP, Pós-MBA em Formação Avançada para Conselhos de Administração
(ABPW) pela SaintPaul Escola de Negócios e diversas especializações entre elas:
Educação Empreendedora pela Babson School, Liderança e Governança Corporativa
pela London School of Economics e Estratégia de Inovação Disruptiva pela
Harvard.
A única certeza que temos, é a mudança. A realidade tem sido cada vez
mais alterada e com isso, a forma de fazer negócios também. As startups
revolucionaram diversos mercados, mudaram a maneira como fazíamos coisas
cotidianas como ouvir música ou pegar um taxi. No âmbito dos negócios, ocorreu
uma mudança não só na forma fazer e gerir, mas também, como pensar, criar e
inovar dentro dos negócios e relações. Mudanças essas que foram intensificadas
pelo crescimento do papel da Inteligência Artificial Generativa.
Nem todos os negócios que estão começando agora podem ser classificados
como startups, entender e aprender a forma como esses empreendedores pensam é a
chave para criar um Mindset novo, ressignificar paradigmas e mudar a sua
relação com esse mundo em constante mutação.
Sem dúvidas nenhuma, vivemos uma nova Revolução e você pode aprender a
ser um Superhumano, usando a tecnologia, ou ser suplanto por ela.
- O que é o Mundo VUCA/ Mundo BANI
- Como se pensam os negócios hoje
- Conceito de startup e exponencialidade
- O que é mindset
- Quais são as 7 chaves do mindset de startup, com destaque para
uso da IA.
As profissões que 60% dos jovens estão estudando, serão completamente
alteradas pela tecnologia. Para isso temos que empreender o nosso futuro, mesmo
que nós sejamos ou não empreendedores. Qual a definição e quais são
as competências essências para um novo empreendedor?
Conceitos-chave:
- Análise de contexto
- O que são competências
- A importância das Hard e Soft Skills
- 20 Soft Skills fundamentais de um empreendedor
A campanha #fearlessgirl foi um marco na visibilidade e engajamento do
Dia Internacional da Mulher. Simbolizada por uma estátua de bronze, de uma
menina por volta dos seus 9 anos, posicionada em Wall Street encarando a já
famosa estátua do touro, que representa a força e a masculinidade do
capitalismo, a imagem correu todo o mundo e virou ela uma atração, que depois
de um tempo foi instalada em frente à New York Exchange (Bolsa de Valores de
Nova York), destacando ainda mais seu protagonismo.
Ela representa, uma nova visão da participação feminina, onde ser forte,
é ser resistente, firme, participativa e destemida. Existe uma grande carência
de referências femininas estabelecidas para inspirar nossas meninas/mulheres e
cabe a cada uma de nós, mulheres "comuns" mostrarmos que a força e o
poder já existem.
Abordando temas como estereótipos, viés inconsciente, jornada do herói,
Alessandra conta a história e os desafios da sua carreira, partilhando os
desafios da liderança e do empreendedorismo feminino, de uma forma leve e
realista.
Varejo é como jogo de videogame, a próxima fase é
sempre mais difícil. Historicamente, o consumo foi
sempre um primeiro reflexo das mudanças na
sociedade e a transformação geracional e
tecnológica, já estão transformando tudo o que
conhecíamos como certo nesta área.
Com pesquisas de campo e participação anual presencial
nos principais eventos internacionais que discutem
e pautam a inovação mundial entre eles: WebSummit(Lisboa) e NRF (NY),
divido com vocês as macrotendências que aponto como
as principais influenciadoras do Varejo e que
precisam ser conhecidas e compreendidas por
todos que se relacionam com o mercado direta
ou indiretamente.
O que é Inovação? Para algumas empresas
inovação é crescimento e prosperidade enquanto para outras, é a derrocada
final. Como Precisamos reaprender a ler o mercado, entender sua posição e
conseguir perceber se a inovação é uma oportunidade ou uma ameaça. A chave é
desenvolver uma perspectiva orientada em entender o que impulsiona um cliente a
comprar um produto. Sabemos que produtos e tecnologia vêm e vão, mas
“trabalhos” persistem ao longo do tempo, assim como empresas integradas podem alcançar
uma diferenciação e evitar a disrupção.
Conceitos-chave:
- O que é inovação;
- Os 3 tipos de inovação;
- Como entender o “Trabalho que deve ser feito”;
- Qual o momento e a forma adequada de investir em inovação;
- Alinhar recursos, processos e fórmulas de lucro;
- Como criar uma estratégia de inovação.
Um dos maiores medos do ser humano é falar em público. Segundo pesquisa do jornal britânico Sunday Times, a glossofobia é o maior medo enfrentado por 41% das pessoas, superando o medo financeiro e até o medo da morte. Como empreendedor ou líder, esse medo precisa ser controlado e existem técnicas importantes para ajudar a vencê-lo. Roteiro, treino, análise de publico, técnicas de postura e concentração são fundamentais para que você entregar um pitch eficaz ou vender uma ideia com eficiência. A comunicação é fundamental para o seu sucesso! Conquiste a arte de fazer um discurso de impacto!