Walter Longo

Ex presidente do Grupo Abril e mentor de estratégia e Inovação do Grupo Newcomm, ficou popularmente conhecido por atuar como conselheiro de Roberto Justus no reality show de negócios "O Aprendiz". Já foi presidente da TVA, da MTV e do Grupo Newcomm - holding de comunicação do Grupo WPP que inclui as agências Young&Rubicam, Wunderman, VML, entre outras. 
Foi eleito por 4 vezes o melhor profissional do Ano do Prêmio Caboré nas categorias de Planejamento e Atendimento, e Profissional de Veículo de Comunicação. Membro de vários conselhos de empresas de telecomunicações, sócio de diversas empresas de mídia digital, articulista de diversas publicações, além de autor dos livros - "Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência de explicar" e "O Marketing na Era do Nexo". 

  • • O EMPREENDEDOR E O VAREJO - OBSTÁCULOS E OPORTUNIDADES À SUA FRENTE
  • • APRENDENDO
  • • INOVAÇÃO E IMAGINAÇÃO - O FUTURO DO PRESENTE
  • • ARMA DIGITAL X ALMA DIGITAL - ADAPTANDO O DNA DE SUA EMPRESA PARA O NOVO MUNDO
  • • A IMPORTÂNCIA DA GARRA E DO SUCESSO EMPRESARIAL
  • • INOVAÇÃO EM MARKETING: A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NA RELAÇÃO COM O CONSUMIDOR
  • • EMPRESA DO FUTURO - COMO AMPLIAR SUAS CHANCES DE SUCESSO
  • • INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO - O IMPACTO DA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NO RELACIONAMENTO COM O CONSUMIDOR
  • • INOVAÇÃO E MARKETING - MUDANÇAS NA RELAÇÃO COM O MERCADO
  • • INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO - OBSTÁCULOS E OPORTUNIDADES À SUA FRENTE
  • • MARKETING E SUAS VARIÁVEIS NOS TEMPOS MODERNOS
  • • INOVAÇÃO, O FUTURO DA COMUNICAÇÃO VOLTADA AO CONSUMO
  • • INOVAÇÃO COM ÊNFASE NA GESTÃO DE PESSOAS
  • • OS NOVOS MANDAMENTOS DO MARKETING: TUDO QUE MUDOU E TUDO QUE VAI MUDAR
  • • GESTÃO E INOVAÇÃO: O QUE SERÁ E O QUE JA ERA NA REALIDADE CORPORATIVA
  • • O VAREJO DO FUTURO - COMO ERRAR MENOS E AMPLIAR SUAS CHANCES DE SUCESSO
  • • CIDADES EM REDE E SUSTENTABILIDADE DIGITAL
  • • AC/DC - O MUNDO ANTES & DEPOIS DO CORONA
  • • TRILEMA DIGITAL: As três grandes tendências que vão afetar sua vida e seus negócio

- A quebra de paradigmas em Marketing - Cinco premissas que precisam ser revisadas.
- Inovação incremental ou ruptura definitiva - O que está acontecendo?
- Como se transformar num agente inovador e ter sucesso.
- Nexialismo - A busca do nexo nos negócios e nas relações. 
- Revolução digital e gestão empresarial - Como, quando e o quê mudar?

- Aprendendo, desaprendendo e reaprendendo. 
- O equilíbrio instável da Sociedade do Conhecimento.

- Exteligência e os novos super-poderes profissionais.

- A inovação como enzima da sustentabilidade.

- Sistemas colaborativos - Inovando na gestão de talentos
. 
- A Busca do "Good Enough". Quando é a hora de parar? 

  

- Características pessoais e adaptabilidade - Como se preparar para as mudanças. 
- Os filhotes da Internet - A nova geração de mídias que vai transformar tudo.
- Marketing Viral - Os prós-e-contras da perda de controle. 
- Qual o caminho da convergência - Multimídia ou Unimídia?
- Inteligência vs. Exteligência - Como processar a informação?      


- Evolução e Adaptabilidade - Como quebrar paradigmas e aceitar mudanças?
- Tesarac e a novas janelas de oportunidade para seu negócio.
- A Era da Interdependência - Quem Está preparado?
- Multiplicidade de mídias - Onde estão os nexialistas?
- Tamanho e poder das organizações - A nova Seleção Natural das Espécies.

- A importância da visão.
- Senso de função x Senso de missão.
- Subserviência - como matar seu negócio rapidamente.
- Ambiente de  trabalho e potencial inovador - como compatibilizar necessidades. 
- Evolução e Revolução das Organizações - seus funcionários estão preparados?  

- A quebra de paradigmas em Marketing - Cinco premissas que precisam ser revisadas.
- Inovação incremental ou ruptura definitiva - O que está acontecendo?
- Como se transformar num agente inovador e ter sucesso.     
- Nexialismo - A busca do nexo nos negócios e nas relações.   
- Revolução digital e gestão empresarial - Como, quando e o quê mudar?  

- Inovação incremental ou ruptura definitiva - O que está acontecendo?
- Características pessoais e adaptabilidade - Como se preparar para as mudanças.
- Senso de função x Senso de missão - A importância da visão.
- Revolução digital e gestão empresarial - Como, quando e o quê mudar?
- Empreendedorismo na era digital - desafios e oportunidades à sua frente.
- Inteligência vs. Exteligência - Como processar a informação e se transformar num agente inovador?


- Inovação incremental ou ruptura definitiva - O que está acontecendo com a comunicação?  
- A revolução digital e a geração de novas mídias - Os filhotes da Internet. 
- Audiência vs. Atenção - Afinal, o que estamos comprando?
- O CGM e o novo  poder do consumidor - Como usar isso a seu favor.   
- Comunicação integrada vs.Comunicação "entregada
" - Quem fala e quem faz?
- O futuro das agências de publicidade - Elas estão preparadas para atuar no mundo multidisciplinar?  
- Sutileza e eficiência - A quebra de paradigmas no processo criativo.  
- Marketing viral - Os prós e contras da perda de controle.  
- Qual o caminho da convergência? - Multimídia ou unimídia?
- Inovação tecnológica e transformação de mercados - A verdadeira Revolução das Espécies.    
 

-Inovação incremental ou ruptura definitiva - O que está acontecendo?
- A revolução digital e a geração de novas mídias - Os filhotes da Internet
- Audiência vs. Atenção - Afinal, o que estamos comprando?
- O CGM e o novo poder do consumidor - Como usar isso a seu favor
- Comunicação integrada vs. Comunicação "entregada" - Quem fala e quem faz?
- O futuro das agências de publicidade - Elas estão preparadas para atuar no mundo multidisciplinar?
- Sutileza e eficiência - A quebra de paradigmas no processo criativo
- Marketing viral - Os prós e contras da perda de controle
- Qual o caminho da convergência? - Multimídia ou Unimídia?

- A quebra de paradigmas em Marketing - Cinco premissas que precisam ser revisadas.
- Inovação incremental ou ruptura definitiva - O que está acontecendo?
- Como se transformar num agente inovador e ter sucesso. 
- Nexialismo - A busca do nexo nos negócios e nas relações.
- Revolução digital e gestão empresarial - Como, quando e o quê mudar?

Uma visão contundente e bem humorada sobre as gigantescas mudanças que estão ocorrendo no universo do marketing e como cada um de nós deve se adaptar a esse novo cenário mercadológico. Em sua exposição, Walter Longo apresenta exemplos práticos e surpreendentes de como as empresas e profissionais precisam rever seus paradigmas e estabelecer novas formas de gestão e comunicação com o mercado. Explica, ainda, quais são as premissas que regem uma empresa adequada aos novos tempos e indica modelos de identificação ou transformação de colaboradores e funcionários em agentes de inovação. Longo nos oferece uma palestra de marketing que faz pensar e explica como fazer pensando. Uma verdadeira ruptura em nosso modo de planejar e entender comunicação...

- A quebra de paradigmas em Marketing - Cinco premissas que precisam ser revisadas.
- Evolução e Revolução das Organizações - seus colaboradores estão preparados?  
- Ambiente de trabalho e potencial inovador - como compatibilizar necessidades?
- Os filhotes da Internet - A nova geração de mídias que vai transformar tudo.   
- O CGM e o novo poder do consumidor - Como usar isso a seu favor?  
- Nexialismo - A busca do nexo nos negócios e nas relações. 
- Marketing Viral - Os prós-e-contras da perda de controle.

- A importância da visão. 
- Senso de função x Senso de missão.  
- Subserviência - como matar seu negócio rapidamente.  
- Ambiente de trabalho e potencial inovador - como compatibilizar necessidades.  
- Evolução e Revolução das Organizações - seus funcionários estão preparados?

- Arma Digital vs. Alma Digital - Adaptando o DNA de Sua Empresa para o Novo Mundo.
- Inovação incremental ou ruptura definitiva - O que está acontecendo?
- Características pessoais e adaptabilidade - Como se preparar para as mudanças.
- Revolução tecnológica e gestão empresarial - Como, quando e o quê mudar?
- Empreendedorismo na era pós-digital - desafios e oportunidades à sua frente.      
- Efemeridade ativa e perenidade estratégica - Correndo para não sair do lugar. 
- Sincronicidade e a nova relação com o consumidor.
- Tensão e atenção em branding - O que uma coisa tem a ver com a outra?

- Entrando na Era da Abundância: Como se preparar para ela.
- Raciocínio linear e evolução exponencial: a defasagem da visão gerencial.
- Realidade analógica e digital: dobrando a expectativa de vida útil.
- Arma digital vs. Alma digital: como transformar de verdade uma organização.
- A long tail nas oportunidades de negócios: a explosão dos FabLabs.
- Aventura humana: a inversão da viagem de exógena para endógena. 
- A grande revolução das relações: como embarcar nessa viagem. 
- Sustentabilidade e inovação: a proximidade que ninguém vê. 
- Exteligência e informação: usando o cérebro como memória RAM e não hard disk. 
- Incerteza e adaptação: a alteração no equilíbrio das forças vetoriais. 

- Inovação incremental ou ruptura definitiva - O que está acontecendo? 
- Características pessoais e adaptabilidade - Como se preparar para as mudanças.
- Senso de função x  senso de  missão - A importância da visão.
- Revolução digital e gestão empresarial - Como, quando e o quê mudar? 
- Empreendedorismo na era digital - desafios e oportunidades à sua frente.
- Inteligência vs. Exteligência - Como processar a informação e se transformar num agente inovador?  

Uma visão realista e idealista da qualidade de vida nas grandes metrópoles e como aproveitar os avanços digitais para uma convivência racional e sustentável. Mais que uma palestra, uma proposta de posicionamento para marcas, empresas e governos que querem se preparar para um futuro que já chegou.
 
Alguns itens a serem abordados:
- Exteligência e Potencial Adjacente - Como a inovação se espalha?
- Latência cultural e a sociedade efêmera - fase ou destino?
- Diversidade cultural e interações contíguas - A vantagem competitiva das grandes megalópoles. 
- Rodízio de carros vs. rodízio de vidas - Qual o caminho?
- Progresso e restrição - A possível harmonia das pressões divergentes. 
- O tripé das forças exponenciais de consumo. 
- A inovação como enzima da sustentabilidade. 

Assuntos abordados:
1. Explorando a selva após a hibernação – O que mudou ou vai mudar?

2. Impacto das decisões tomadas – Uma equação à 10 incógnitas
3. O que pode mudar nos hábitos e comportamento das pessoas
4. Uma visão macro – O que deve se alterar no mundo e nas
relações entre mercados e economias
5. O novo tipo de guerra e como fazer frente ao inimigo
6. Centrais globais de produção – O jogo mudou
7. Globalismo vs. Nacionalismo – Para onde pende o futuro?
8. Universal Basic Income – Exceção ou regra futura?
9. O Vírus da Mente e o estudo da memética explicando o inexplicável
10. O papel da mídia e das redes sociais – Exagero ou precaução

A tecnologia existe para simplificar nossa vida, agilizar nosso cotidiano, mas se queremos extrair todo seu potencial, precisamos fazer uma análise integral de seu uso. São tempos estranhos estes em que vivemos. Antigamente, os sábios tinham certezas e os ignorantes tinham dúvidas. Agora, estamos assistindo ao inverso disso: quanto mais conhecimento, mais dúvidas; e, quanto mais ignorância, mais certezas. O Trilema Digital traz uma análise meticulosa e necessária dos novos paradigmas sociais resultantes da revolução tecnológica. Ao se debruçar para entender as transformações do mundo e transpor esse conhecimento para o contexto do nosso país, Longo apresenta um desafio complexo ? e uma perspectiva otimista ? em relação a este novo mundo, transformado e mediado pela tecnologia.