Taiara Desirée

Taiara Desirée é uma Criativa Cultural fundadora de vários projetos com foco na sustentabilidade, estética e veganismo. Ao longo de uma década, ela vem conquistando o público do Brasil e do exterior com o seu carisma e comunicação inspiradora. É fundadora do Bloguesia, um portal de comunicação criado em 2010, que partilha conteúdos sobre moda, beleza e estilo de vida eco-vegan. Também é criadora do Design Pessoal, uma consultoria de desenvolvimento humano e empresarial; e do Desirée TV, uma fonte de informação sobre sustentabilidade e veganismo através de Documentários - que ela intitula de Ecopisódios - com abordagem dinâmica,
sensível e envolvente capaz de despertar a consciência e inspirar seres humanos a viver em harmonia com a natureza e o espírito. Com seu dinamismo incansável e desejo de ser parte de uma transformação positiva no mundo, Taiara Desirée é palestrante pelo Brasil, professora de Pós-Graduação do CEPED- UERJ, jornalista e membro da Brazilian International Press Association, sendo oficialmente registrada como imprensa brasileira no exterior.

  • • SAÚDE PESSOAL E PLANETÁRIA
  • • Design Pessoal
  • • MODA SUSTENTÁVEL NO BRASIL E NO MUNDO
  • • Moda Vegana
  • • QUERO SER VEGAN: COMO COMEÇAR?
  • • VIDA ECO-VEGAN

 Do ponto de vista holístico, vários aspectos precisam de mudança para que cada um de nós e toda a comunidade viva em um ambiente saudável, pois, a saúde pessoal não depende apenas dos nossos hábitos, mas do bem-estar de toda a Teia da Vida, afinal, a saúde humana e planetária estão fundamentalmente interligadas. O termo Weltanschauung (visão de mundo ou cosmovisão) ganhou popularidade nos anos 1920 entre filósofos, desde essa época, alguns pensadoresjá experimentavam que – “onde o mundo é considerado apenas de uma perspectiva individual, o pensamento perde o próprio mundo em seu conjunto”. Esta palestra traz consigo esse pensamento antigo, porém bastante atual. A humanidade está vivendo um momento histórico que nos tem exigido muita reflexão e, sobretudo, transformação. A pandemia de 2020, cem anos após a referida época, trouxe-nos à tona muitos desafios, mas, também, a abertura para uma – ainda mais ampla – visão de mundo: mais empática e que caminha na direção da Era Pós-Humanismo. Taiara Desirée, com 10 anos atuando na área socioambiental, traz um conteúdo baseado em pensamentos milenares, evidências atuais e, quiçá, futuristas, bem como suas próprias experiências, apresentando de maneira sensível e inspiradora temas que envolvem a saúde pessoal e planetária através de uma perspectiva que vai muito além do humano. A palestra passeia por termos que envolvem, dentre outros, natureza, filosofia, salutogênese, mencionando uma interessante pesquisa que, em vez de procurar descobrir o que torna um indivíduo mais saudável do que outro, buscou descobrir o que torna uma sociedade mais saudável do que outra, mostrando que precisamos levar um estilo de vida baseado nas leis da saúde e da bondade amorosa. Com uma espiritualidade socialmente engajada, esta palestra nos revela o desejo de abraçar uma nova visão de mundo, capaz de atrair benefícios não só para nós, humanos, mas para toda Teia da Vida. Saúde Pessoal e Planetária é mais que uma palestra, é uma experiência!

Nesta apresentação são transmitidos temas profundos de maneira simples e com uma linguagem dinâmica e inspiradora, que convida os participantes a serem artistas do seu Design Pessoal e a descobrirem uma beleza e um mundo com muito mais sentido. Busca-se, essencialmente, incentivar as pessoas a cuidar de si mesmas, dos seres sencientes e do ambiente onde vivem, pois como Taiara Desirée dissemina: "É impossível expressar o melhor da sua imagem sem pensar no próximo. Comportamento e atitude também fazem parte do estilo".

A moda é tema cada vez mais relevante dentro das questões sociais, sobretudo, pelo seu acentuado desenvolvimento econômico e por estar diretamente conectada ao meio ambiente. Especialista em Direito Ambiental e autora do livro O Meio Ambiente Sustentável da Moda no Brasil e no Mundo (editora Lumen Juris), Taiara Desirée tem um atualizado conhecimento nesse setor. Através das suas mídias, palestras e cursos, dissemina a produção e o consumo de moda conscientes, apoiando os Princípios Globais da Moda Sustentável, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta apresentação é explanado sobre o atual panorama da indústria da moda, focando desde a os impactos ambientais à sustentabilidade e pós-consumo consciente, para motivar os participantes a refletirem sobre assuntos profundos relacionados ao comportamento e atitude, mostrando também diversas oportunidades para inovar e consumir no Mundo Fashion através da Moda Sustentável. Ao final da apresentação, os participantes saberão: o poder da moda nos dias atuais e os impactos provocados pelo setor em aspectos econômicos, sociais, ambientais e animais; a importância da produção e do consumo conscientes para o desenvolvimento sustentável e regenerativo; os princípios globais da moda sustentável; as novas formas de produção e comércio da moda; cases de empresas que estão transformando os desafios em oportunidades e fornecendo ao mercado produtos ecologicamente viáveis; porque inovar é indispensável para qualquer negócio que deseja se manter no mercado; como aproveitar as oportunidades do mundo contemporâneo; e muito mais! 

Com mais de dois anos pesquisando sobre Moda Vegana e consumindo somente produtos veganos, nesta apresentação, Taiara Desirée conta sua emocionante jornada ecofriendly e cruelty-free que a levou ao Veganismo, como foi sua transição e explica como passar a consumir a Moda Vegana, como uma escolha mais ética, sustentável e amorosa. Entre os temas abordados, apresenta-se o que é o veganismo, como esse estilo de vida impacta positivamente os animais, a nossa saúde, a vida das pessoas e o nosso planeta. Taiara conta, o que é Moda Vegana, fazendo uma interessante explicação sobre a frase "Animais: não use, não teste, não coma", ilustração de uma t-shirt da Sociedade Vegetariana Brasileira que inspirou a sua palestra. Ela explica como se ‘come animais’ na indústria da moda, fazendo também uma rápida abordagem sobre os produtos tóxicos comumente usados pela indústria tradicional. Ela apresenta cases de produtos veganos, os benefícios desse mercado para os animais, para a saúde, para a sociedade e para o planeta, explicando como encontrar empresas veganas de moda, beleza e higiene pessoal, trazendo conceitos e revelando as armadilhas que fazem o consumidor cair em erro, auxiliando os convidados para um consumo mais lúcido e inteligente. Por fim, ela apresenta a sua visão de como podemos expressar o melhor da nossa imagem com comportamento e atitude. A grande missão dessa palestra é mostrar, através de experiências práticas e diárias, que ser vegano é uma escolha ética, saudável, sustentável e, principalmente, amorosa, nosrevelando ainda mais belos e humanos

Com mais de dois anos de veganismo, nesta apresentação, Taiara Desirée conta sua interessante jornada ecofriendly e cruelty-free que a levou ao Veganismo. Com uma linguagem inspiradora, ela mostra que ser vegana é mais fácil do que parece, então, passeia por temas históricos e contemporâneos explicando o que é esse estilo de vida e apresentando os vários motivos para adotá-lo, ou seja, o veganismo pelos animais (que foi a sua razão), pela saúde, pelas pessoas e pelo planeta, mostrando que ser vegano é mais do que uma escolha ética, é um ato de amor e sustentabilidade. Nesta palestra, ela conta como se tornou vegana, fala do veganismo no dia a dia, o que mudou na sua vida (nos aspectos corpo, mente e espírito), como foram as adaptações, os seus desafios e dificuldades, mas, sobretudo, quais foram os maiores benefícios e aprendizados. Além das suas experiências, mostra também vários cases de empresas veganas nos segmentos da moda, beleza e alimentos, apresentando os benefícios dos produtos veganos em todos os seus aspectos (pessoais e interpessoais), e como as pequenas mudanças de comportamento e atitude podem impactar positivamente todas as formas de vida no planeta. A grande missão dessa palestra é mostrar, através de experiências práticas e diárias, que ser vegano é uma escolha ética, saudável, sustentável e, principalmente, amorosa e mais humana, pois como diz o filósofo australiano autor do livro Animal Liberation, Peter Singer, o princípio ético sobre o qual assenta a igualdade humana nos obriga a ter igual consideração para com todos os animais não humanos. Uma palestrar que traz um especial Go Vegan!

Uma das principais palestras de Taiara Desirée, Vida Eco-Vegan, é uma verdadeira experiência e relato de sua existência. Através dessa apresentação, por meio de uma CNV inspiradora, Taiara revela como é possível adotar um estilo de vida mais sustentável e amoroso, sem desafios e que realmente nos liberta de crenças limitantes, ampliando a nossa visão de mundo, proporcionando um especial desenvolvimento humano. Uma palestra que traz dados, estatísticas, expõe evidências e experiências que, não só convidam os participantes a buscarem a sustentabilidade empática no dia a dia, como também os permitem entender, através de várias dicas, que adotar uma Vida Eco-Vegan é mais fácil, acessível e prazerosa, em qualquer tempo e lugar. Nesta palestra são apresentados temas que vão do vestuário à alimentação, consumo e pós-consumo sob a ótica das causas ambiental e animal, bem como pela visão da Ecologia Profunda . Mas, além de apresentar temas tão atuais como sustentabilidade e veganismo, Taiara Desirée, faz os convidadosrefletirem sobre o nervo espelho e pertencimento, deixando de lado o "eu" e promovendo um maior senso de cuidado e compaixão pelo resto da natureza - "nós", mostrando como essa reconexão com a essência humana proporciona um efeito salutogênico sobre a mente, corpo, coração e espírito. Taiara também realiza, junto com os convidados, práticas de Sendo de Conexão que tornam esta palestra um momento memorável. Vida Eco-Vegan não tem a missão de ensinar nada, mas de inspirar para toda a vida através da sensibilidade. Uma experiência singular!