Ricardo Viveiros é jornalista e escritor com passagem nas mídias impressa e eletrônica. Autor de 41 livros. Lecionou por 25 anos para cursos superiores de graduação e MBA. Profere palestras no Brasil e no exterior. Conhece 110 países. Recebeu a medalha da Organização das Nações Unidas (ONU) no Ano Internacional da Paz (1986). Durante nove anos Viveiros foi o Jornalista-Chefe da Assessoria de Imprensa do sistema FIESP. É articulista em jornais e revistas. Fundou e dirige, desde 1987, a RV&A, uma das maiores empresas de assessoria de imprensa e RP no País. Viveiros foi escolhido pela ABERJE, "Comunicador Empresarial do Ano", em 2013. Tem o título de "Notório Saber", em nível de doutorado, recebido da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O interessante nesta palestra é que a abordagem do tema não fica só no empreender negócios, o que já é muito importante. Mostra, também, como empreender na vida pessoal ” definir, trabalhar e ter uma imagem positiva e respeitada.
Quando uma pessoa simples, mas criativa e empreendedora, cria algo na agricultura, indústria, comércio ou serviço e todo mundo diz que não irá dar certo. Ninguém acredita, investe, apoia a ideia. Mas, obedecendo à intuição e gerando recursos próprios, a coragem e determinação fazem tudo dar certo.
A importância de ter claro que comunicar é uma ciência e, como tal, exige um conhecimento técnico para realiza-la com desenvoltura e competência. Dicas de como comunicar-se bem, ser entendido e alcançar o sucesso nas relações pessoais e profissionais.
O que mantém alguém vivo, o que faz as pessoas buscarem a felicidade? Como equilibrar a vida pessoal e a profissional, gerando bons resultados? É possível a automotivação? Como motivar as pessoas?
Como saber se relacionar com a mídia, como dar entrevistas e não se atrapalhar nas respostas, como evitar constrangimentos, como lidar com repórteres de rádio, TV, jornal, revista e webmídia.
Hoje em dia a palavra de ordem é compliance. Toda empresa, de qualquer porte e de todos os setores, precisa se preocupar com imagem, manter respeitada sua marca. Evitar riscos e, nas crises, preservar sua imagem com um gerenciamento eficaz.
O maior patrimônio de uma empresa, junto com os seus recursos humanos e a tecnologia, é a marca. Como mantê-la, preserva-la, torna-la cada vez mais forte.