Renato Imbrosi

Tecelão e designer de artesanato. Trabalha em parceria com artesãos têxteis, dirigindo oficinas de criação e desenvolvendo novos produtos. Participa ou já participou de 140 projetos em todas as regiões do Brasil e também trabalha na África (Moçambique e São Tomé e Príncipe). Realizou workshops e oficinas na Itália e no Japão. Entre suas muitas exposições, estão Meninas Geraes (BNDES, Rio de Janeiro, 2003), Que Chita Bacana (Sesc Belemzinho, São Paulo, 2005), Desenho de Fibra (Bento Gonçalves e São Paulo, 2011), que acompanha o lançamento de livro homônimo, escrito em parceria com Maria Emilia Kubrusly (editora Senac).

  • • DESENHO DE FIBRA

Renato relata sua trajetória como designer auto-didata nos últimos 30 anos, nos quais trabalhou (e continua trabalhando) com grupos e comunidades
de artesãos nas 5 regiões do Brasil, em praticamente todos os Estados. Desta forma, descreve a metodologia desenvolvida durante estes anos nos quais estabeleceu parcerias produtivas e duradouras com milhares de artesãos, criando e desenvolvendo produtos diferenciados e participando do processo de inserção comercial e divulgação.