Regina Shudo

Pedagoga e pós-graduada em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Maringá, com experiência na área educacional há mais de 35 anos, foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e docente em Universidades. Atualmente dedica-se ao trabalho de consultoria para redes de ensino, atua como palestrante em congressos nacionais e internacionais e produz livros literários. Diretora da Amaná Educacional, uma empresa de assessoria pedagógica. 

  • • EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DESAFIOS DA UNIVERSALIZAÇÃO
  • • A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
  • • BRINCADEIRA E INTERAÇÃO COMO EIXOS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 A função da educação infantil ? Reflexão sobre as políticas públicas voltadas para a infância ? Concepção de infância ? A transição entre cuidar e educar ? A articulação das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e as práticas educativas

? O que é a BNCC? ? Qual o impacto da BNCC na Educação Infantil? ? Os direitos de aprendizagem na educação infantil. ? Os campos de experiências e as expectativas de aprendizagem

 O desenvolvimento e a aprendizagem na infância ? A interação na perspectiva sócio interacionista ? Por que brincar? Como? Quando? A brincadeira como foco das práticas educativas