Mariely Biff

Natural do Paraná, filha e neta de produtores rurais, reside no Mato Grosso desde 1996. Graduada em Administração com habilitação em Agronegócios e pós-graduada em Gestão Empresarial – UNED, MBA em Agronegócios – ESALQ/USP, Mestranda em Direção Estratégica de Empresas Familiares UNINI/PORTO RICO. Foi Gerente da Carteira Produtor Rural no Sicredi por 6 anos, professora do Curso de Administração em 2 faculdades e atualmente é professora convidada em cursos de pós Graduação de Administração e Agronegócio. Coautora do Livro Mulheres do Agro Dream Team no Canal Agro+ da Band TV (SP). Colunista no Canal Rural e na Agrishow. Consultora e palestrante em Sucessão e Governança Familiar para Produtores Rurais e empresas do Agronegócio há mais de 10 anos.

  • • DESAFIOS DA SUCESSÃO FAMILIAR NO AGRONEGÓCIO
  • • LIDERANÇA E SUCESSÃO FEMININA NO AGRONEGÓCIO

Os três círculos da sucessão; linha do tempo dos processos de transferência da gestão no campo; a importância de definir os papéis/diferença entre familiares, gestores, herdeiros e sucessores; separando família x negócio; por onde começar? Qual é o melhor momento?; conflitos familiares; conflitos de geração; importância do planejamento sucessório nas propriedades rurais; processo de profissionalização do negócio rural; maiores desafios encontrados durante a sucessão; governança familiar: importância da implantação para perpetuação dos negócios familiares; como se preparar para uma transição de gestão harmoniosa; liderança e tecnologia no campo x sucessão familiar e cases de sucesso.

A participação feminina no agro; a evolução da gestão feminina no campo; desafios na inclusão de mulheres nos processos de sucessão no agro; protagonismo feminino e posicionamento; gestão do tempo para aumento da produtividade; importância da mulher do agro no cenário digital e as relações de negócios pós-pandemia; cases de sucesso/trajetória de mulheres que são inspiração no setor.