Cofundador das empresas Comense e Sala do Empreendedor Digital (foco em soluções para o governo - GOVTECH) e Assessor de Inovação do Centro Paula Souza, com mais de 30 anos de experiência foi gestor de design da América Latina para o grupo Bosch e Siemens de Eletrodomésticos. Sua trajetória recente como empreendedor e consultor, participou de diversos projetos de inserção da cultura de inovação em empresas públicas e privadas e na implantação de núcleos e laboratórios de Design e Inovação. Atua também como professor dos principais cursos de MBA em Inovação, Design e Empreendedorismo. Especialista convidado do programa Startups e mentor do reality Batalha das Startups da Record News. Embaixador da comunidade #BoraFazer. Autor do livro “Metamorfose Empreendedora, os 4E´s do SER” ATUAÇÃO E PRODUÇÃO Editora Altabooks 2022.
Baixar apresentação completa
Se
você não reinventar o que está fazendo, alguém fará isso!
Como
entender o movimento de mudança
que hoje presenciamos nos negócios, sociedade, economia, indústria entre tantas
outras coisas? Organizações pretendem inovar mas são resistentes a mudança.
Inserir a cultura de inovar passa pela mudança de Mindset. É preciso se
interessar pelo novo e passar a duvidar das suas preferências e métodos
utilizados, mudar a lógica dominante de apenas fazer coisas certas e melhores
para fazer coisas com mais significado e propósito.
O
pensamento exponencial
O que é fundamental e indispensável para que a INOVAÇÃO
aconteça de fato, quais os novos caminhos para as organizações, gestores e
empreendedores perceberem logo a mudança em curso e trocarem seu pensamento
linear (incremental) pelo exponencial. Promover uma leitura do mundo
contemporâneo, refletindo sobre o que está em transformação, o que está em
ruptura e quais seriam as novas perspectivas de trabalho, produtos e serviços.
Modelando
Negócios Significativos
O que é uma cultura
centrada no design estratégico. Você já parou para pensar, sobre o que torna
seu negócio valioso não é o que você vende, mas sim sua a habilidade de
resolver problemas complexos ou suprir uma necessidade. Colocando as pessoas no
centro das decisões, as organizações se posicionam a de fato ter o propósito de
impactar vidas frente ao novo mundo que vivemos
É
preciso emocionar-se para aprender, criar e crescer.
Será que construir
negócios sem significado gera valor a sua marca, produto ou serviço? Qual o
perigo de criar algo sem propósito? A busca
por gerar proposta de valor sem significado não nos leva a uma
posição de destaque perante ao novo consumidor. O design é o elo entre a
inteligência e planejamento com a operação e execução, colocando o usuário no
centro do desafio, mescla de forma fluída as intenções da empresa com o
conhecimento e as experiências dos funcionários e usuários.
Transformando cidades e lugares com propósito e essência. No atual modelo econômico mundial, o conhecimento, a cultura, criatividade e a entrega de experiência são fatores de competitividade entre países e lugares. Existe uma tendência crescente onde valor simbólico ou intangível consegue definir o valor de uma marca, lugar, produto ou serviço. Precisamos reacender os talentos e a vocação de uma cidade ou lugar, transformar mão de obra em cérebro de obra, um novo jeito de olhar pessoas e lugares.
Transformando vidas pelo conhecimento.
Como nosso sistema educacional pode transformar gestores e alunos em co-criadores? Potencializar a meta habilidade de sonhar e
criar, com a capacidade de extrair ideias do conhecimento por meio da intuição
e imaginação aplicada. Dissociar nossos pensamentos do linear e do logico para
o exponencial, invadir outros domínios é uma das maneiras de aumentar a
capacidade de sonhar.