Lúcia Helena Galvão Maya é professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil. Há 31 anos na instituição, é uma das palestrantes mais antigas e ativas.
Nascida no Rio de Janeiro, reside hoje em Brasília, onde ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Poetisa, já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas frequentemente publicados pela imprensa de todo o país.
Profere ainda palestras e conferências regularmente para grandes públicos no Brasil e em outros países. Na internet é um fenômeno nas redes sociais e Youtube, onde possui milhares de seguidores e acumula mais de 50 milhões de visualizações em suas palestras.
O que precisamos saber sobre a felicidade? Que caminho precisamos trilhar para alcançá-la? Essas são perguntas que Lúcia Helena responde por meio de ensinamentos da filosofia. Ao longo de sua palestra somos conduzidos por um caminho que possibilita a construção de nós mesmos, baseada em alicerces sólidos. O autoconhecimento e a constatação de um mundo real possibilitam a busca de objetivos claros de vida, gerando menos ansiedade e stress. Com uma rota traçada e uma finalidade a ser alcançada, a consequência natural é a felicidade. “Cada coisa se embeleza e se realiza ao ser o que se é, portanto um caminho de felicidade e realização para o homem é a natureza humana”,
A Professora Lúcia Helena desenvolveu as técnicas de Administração e Planejamento do Tempo com conceito filosófico da Unidade, de forma que todo o planejamento de vida esteja alinhado com um único propósito.
Difere-se dos cursos tradicionais, que tendem a dividir o homem em blocos de interesses, sendo que somos Indivíduos (não divisíveis) - Uma só Vida!
A Profa Lúcia Helena Galvão inspirada pelos ensinamentos dos filósofos Estoicos Epíteto, Sêneca e o Imperador Marco Aurélio criou esse treinamento com 15 lições práticas estoicas (rondas), cada lição deve ser aplicada semanalmente. Quando acabar o ciclo de 15 semanas, começar tudo de novo com o objetivo de completar 3 ciclos das 15 rondas durante o ano.
Cada ronda tem o intuito de trabalhar virtudes a serem desenvolvidas pelo praticante, os temas abordados são como lidar com o Tempo, Convivência, Autocontrole, Saber Amar, Saber Viver e Morrer, Filosofia e Discernimento.