Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso foi Presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos (1995-2002). Doutor em Sociologia e Professor Emérito na Universidade de São Paulo, Cardoso é um eminente intelectual público, cujo trabalho ultrapassa os campos da sociologia, ciência política e economia. Foi residente da Associação Internacional de Sociologia (ISA - International Sociological Association), além de autor e coautor de mais de 23 livros teóricos e 116 artigos. Seu trabalho mais influente, Dependência e Desenvolvimento na América Latina (1969), um marco nos estudos sobre desenvolvimento, antecipou o conceito de ‘globalização’. Fundador do Partido da Social Democracia Brasileira, ele foi ministro das relações exteriores entre 1992 e 1993 e ministro da fazenda durante 1993 e 1994.
Membro fundador do grupo Elders, reunião de líderes globais formado em 2007 por Nelson Mandela, atualmente é um Elder Emérito. Nascido em 18 de junho de 1931, foi casado com a antropóloga Ruth Cardoso. Cardoso tem um filho e duas filhas. De sua pesquisa acadêmica sobre o impacto da escravidão e os obstáculos do desenvolvimento econômico até seu engajamento político no fortalecimento da governança democrática global, a energia política e intelectual de Cardoso tem sido dedicada às causas da liberdade e dos valores humanos.

  • • Política e Economia
  • • Palestra Online

Os rumos do desenvolvimento do Brasil e da América Latina em tempos de globalização e de desafios da governança global.

O Presidente abrange muitas áreas, por ser sociólogo, professor, político e ter vivenciado no exterior muitos anos, ele abrange: Panorama brasileiro e mundial, perspectivas para o país, (sociais, econômicas, saúde, governamentais, institucional), sobre liderança, racismo, negócios, reflexos da pandemia, crescimento global mundial, etc