Fernanda Dutra

Flyflow

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Fernanda Dutra é especialista em comunicação e traz uma junção única da comunicação não-violenta com uma profunda busca do autoconhecimento e do pensamento sistêmico, o que ela intitulou de comunicação sistêmica. É sócia diretora da Flyflow, palestrante, escritora, coach, artista plástica, professora e consultora de inovação em desenvolvimento humano. Docente na Pós-graduação na Unicesumar e UNIP. Usa a arte e os jogos com maestria para desenvolver pessoas, gerando mais consciência e percepção. Além disso é formada em Administração de Empresas pela UNIP e Artes Plásticas pela EPA, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e em Marketing pelo Mackenzie, “Gamification” pela University of Pennsylvania, pós-graduada em Transdisciplinaridade pela Unipaz. Certificada em Coaching pela Behavioral Coaching Institute. Especializada em Antroposofia pela Adigo Consultores, Gestão Estratégica em Neurobusiness pela TAI e Master Practitioner em PNL pela SBPNL, o que permite desenvolver os atendimentos com muita profundidade. Facilitadora da formação DISC pela ETalent. Membro da Associação Mensa Brasil. Co-autora do livro PNL e Coaching e autora do livro Efeito-Melão.

Principais Temas de Palestras

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Violência é tudo que viola a vida, mas como desenvolver a comunicação empática? Apresentação dos conceitos de comunicação não violenta e a aplicação prática nas relações organizacionais. Aprenda a realizar pedidos assertivos através do componentes da CNV: observação, sentimentos, necessidades e pedido. Como a análise comportamental e os modelos mentais podem transformar a sinergia das relações do grupo. Atuamos nas três dimensões: intracomunicação, intercomunicação e senso de coletividade.

  • Comunicação violenta: somos todos violentos?
  • A comunicação não violenta em cenários de crise.
  • A violência dentro de nós e a cura através da empatia.
  • Paradigmas, vieses inconscientes e crenças limitantes.
  • A normose.
  • Intracomunicação, intercomunicação e senso de coletividade.
  • Os quatro componentes da CNV.
  • A comunicação sistêmica e a cultura de empatia
  • Entender seus próprios sentimentos, necessidades e fazer pedidos assertivos.
  • Análise comportamental DISC e os modelos mentais.
  • A comunicação dos fatores DISC.


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Empatia Assertiva

O que motiva o silêncio em uma organização? Como o engajamento e a assertividade se influenciam? Uma liderança assertiva está relacionada há uma conduta de transparência, de saber dar feedback apropriado com ética e respeito e também ter empatia em ouvir a outra perspectiva. Comunicação assertiva pode ser firme e direta mas não é agressiva, não viola outro emocionalmente. Aprenda a trabalhar com o Modelo de Empatia Assertiva para potencializar uma cultura de feedback e alto desempenho. Descubra a relação da empatia assertiva com a gestão do crescimento organizacional.
 

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Dialogos Essenciais

Cenários disruptivos emergem provocando tensões, incertezas e diminuindo o engajamento e desempenho de times, principalmente em trabalhos remotos. Através da comunicação não violenta, focamos no exercício da empatia e na gestão de conflitos aplicados nas relações entre parentes, pais e filhos. Exercitamos a compreensão, a atitude de aprendizado, a escuta empática. Compreenda a influência de modelos mentais no diálogo.  Entenda as fases de desenvolvimento humano (setênios), e as necessidades e sentimentos comuns de cada fase.
  • A comunicação não violenta aplicada em cenários de crise
  • Os conflitos de gerações e os setênios.
  • A violência dentro de nós e a cura através da empatia.
  • Paradigmas, modelos mentais e crenças limitantes.
  • A normose.
  • Significado e sentido.
  • Modelo PERMA: emoção positiva, engajamento, relacionamento, propósito e realizações.
  • Relacionamentos e o estado de fluxo.
Análise comportamental – DISC.
  • Os perfis comportamentais DISC.
  • A comunicação dos fatores DISC.
  • Transmutar ou transformar?
  • A escuta empática.
  • Os componentes da CNV.
  • Entenda os próprios sentimentos, necessidades e fazer pedidos assertivos.

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Mindset Protagonista

Segundo Zygmunt Bauman, a modernidade líquida em que vivemos a única certeza é a mudança, causando ansiedade, desconforto social e  individualização. As crises atuais intensificaram todo este panorama, todavia pode ser uma grande oportunidade de fortalecer a cultura organizacional através de uma visão de futuro compartilhada. Pelo que você está disposto a lutar? Onde sou mais eficaz, eficiente ou produtivo? Aprenda a desenvolver um modelo mental de excelência com uma postura de aprendizado e disciplina, construindo uma liderança natural.
  • O modernidade líquida e o “novo normal”.
  • O viés da negatividade e a psicologia positiva.
  • Mindset fixo e mindset de crescimento.
  • Reflexão: Batman x Coringa.
  • Crenças de dedicação e sistemas de significado.
  • Motivação, comprometimento e engajamento.
  • Storytelling e engajamento: qual a nossa história?
  • Liderança: responsabilidade, influência e confiança.
  • O processo de inovação do ser.
  • Propósito, missão e legado. Atitude mental: o afeto e o desempenho.
  • Nossos problemas: a cultura da empatia e a inteligência colaborativa.
  • Excelência: aprendizado, feedback e disciplina.
  • Como mudar hábitos: gatilhos emocionais, recompensa e rotina.
  • As novas economias: economia colaborativa, economia circular e a economia da empatia.
 

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Inteligencia Emocional

É preciso desenvolver a consciência emocional e os perceber os impactos das nossas emoções. A baixa inteligência emocional pode influenciar muito a qualidade das relações sociais e o desempenho no trabalho, afetando a saúde física e mental. Muitos especialistas defendem que o QE é mais importante que o QI em muitos aspectos. Descubra como lidar com as complexidades das emoções e como estão relacionadas com os comportamentos. Qual a diferença entre emoções e sentimentos? Inteligência emocional é a habilidade com a qual você percebe, expressa, raciocina e gerencia suas próprias emoções e as dos outros.
  • A complexidade das emoções e os momentos de crise.
  • Emoções e sentimentos.
  • Crenças, emoções e comportamentos.
  • Entendendo a linguagem corporal e as micro expressões faciais.
  • Os cinco componentes da Inteligência Emocional de Goleman: autoconsciência, autoregulação, habilidades sociais, empatia e motivação.
  • A inteligência social e a cultura de empatia.
Motivações intrínsecas e o engajamento.
  • Emoções e comportamento: as causas-efeito.
  • O Storytelling emocional.
  • Quatro níveis de IE segundo o modelo de Mayer-Salovey-Caruso: percebendo emoções, facilitar o pensamento usando emoções, compreendendo emoções e gerenciando emoções.
  • O Modelo de Inteligência Emocional Genos.
  • As sete competências segundo IE Genos.
 

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Inovação Não Violenta

A Inovação Não Violenta é uma abordagem sistêmica e não violenta em um processo de inovação para solução de problemas complexos em cenários de crise. Como perceber de fato a causa de problemas camuflados por relações de causa-efeito encobertas por padrões de comportamento indesejados, julgamentos e emoções em conflito?Entenda como ampliar a percepção sistêmica e a empatia tanto em relação ao entendimento da necessidade não atendida como em relação a experiência de consumo do produto ou serviço oferecido, tanto no remoto quanto no presencial.

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Engajamento

Colaboradores e organização estão realmente caminhando na mesma direção? Quanto maior o alinhamento entre objetivos estratégicos da empresa e as metas pessoais do colaborador, melhores índices de engajamento e comprometimento poderão ser alcançados. Como gerar sentido no outro para que o propósito em comum gere engajamento? Trabalhe as seis dimensões da influência organizacional para criar uma estratégia entre motivações e habilidades.  Descubra como o storytelling e a cultura de feedback são estratégicos para manter o engajamento. 

  • Intracomunicação: o que nos motiva?
  • Propósito: missão, paixão e valores.
  • Motivação, comprometimento e engajamento.
  • Tríade da motivação intrínseca.
  • Desafios, habilidades e o estado de fluxo.
  • O mindset de crescimento e a empatia assertiva.
  • A busca da excelência e a cultura de feedback.
  • O caminho da maestria: como mudar hábitos.
  • O ciclo PERMA: emoção positiva, engajamento, relacionamento, significado e realização.
  • Bloqueios de engajamento: metas de carreira versus objetivos estratégicos.
  • Modelo X: os cinco níveis de engajamento.
  • Cinco chaves de engajamento: significado, autonomia, crescimento, impacto e conexões.
  • Storytelling empático e liderança: qual a nossa história?
  • O caminho do engajamento:  narrativa consciente,  engajamento, experiência e exploração.
  • As seis dimensões de influência organizacional.

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