Charles
aplica o entendimento científico e filosófico para resolver os problemas, cada
vez mais complexos, que as organizações enfrentam para produzir e manter
inovações significativas. Ele é avesso a jargões, nunca dogmático e adora
provocar e inspirar as pessoas a desenvolverem uma visão de mundo menos
fragmentada o que para ele é fundamental para se alcançar maiores níveis de
criatividade, colaboração e, mais importante, otimismo.
Charles possui mais de 15 anos de experiência na área de inovação. Ele iniciou
sua carreira na equipe do Advanced Concepts da Steelcase, foi também gerente de
Consumer Experience para América Latina na Motorola e trabalhou como diretor de
inovação na What If consultoria em diversos projetos globais de inovação para
uma variedade de empresas multinacionais.
Ele possui Ph.D. pelo Illinois Institute of Technology, onde estudou
Inteligência Artificial, Teoria da Complexidade e Algoritmos Genéticos. Ele
também possui mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC e é graduado em
Industrial Design pela UFPE. Charles foi professor visitante na University of
Illinois at Chicago e lecionou Design Science na University of Otago na Nova
Zelândia. Charles é membro do Design Management Institute (DMI) Advisory Council e
é autor de três livros: O Designer Humilde, A Máquina de Inovação e A Inovação
Holográfica.
O paradigma
reducionista-linear nos trouxe escala e especialização, mas por outro lado nos
fragmentou e nos aprisionou. A maioria das pessoas foram treinadas para repetir
tarefas, seguir templates, buscar
respostas sem fazer as perguntas certas, permanecer no seu próprio campo de
expertise e atacar as consequências e não as causas dos desafios. Criamos um
padrão de vida que é incompatível com os recursos do planeta, um padrão
predatório. Nossa ideia de progresso é materialista, individualista e
insaciável. Nos tornamos escravos das tecnologias que criamos com o objetivo de
tornar nossas vidas mais fáceis. Em meio a tudo isto, somos agora criadores de
inteligências artificiais mas ainda não sabemos bem o porque, onde e como
exatamente iremos utilizar e não temos um plano caso elas se voltem contra os
seus criadores.
Assim, já está evidente que o atual paradigma está obsoleto e precisamos
encontrar novos e mais eficientes jeitos de pensar. Esta palestra visa provocar
os participantes a refletir sobre a busca destes novos caminhos e sugere uma
rota alternativa e contra-intuitiva para nos ajudar a alcançar os máximos
resultados com o mínimo esforço. Porém, tudo isto possui um preço, a mudança do
nosso jeito de pensar. Uma palestra que busca facilitar a reflexão sobre visão
de futuro e novos patamares de produtividade. Uma provocação inspiradora para
promover o deslocamento produtivo, otimista, colaborativo e criativo que tanto
precisamos para se adaptar, enfrentar os atuais desafios.