Carolina Videira (Carola)

Empreendedora Social Co-Fundadora da Turma do Jiló e da Escola de Impacto,Mestre em Neurologia, CBA em Gestão empresarial, Especialista em Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças, Pesquisadora de Violência Escolar e Coordenadora e Professora de Pós Graduação Do Instituto Singularidades e Membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

  • • O Poder do não
  • • A NEUROCIÊNCIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO
  • • DA ESCOLA ÀS ORGANIZAÇÕES - a educação inclusiva pode transformar o mundo
  • • WORKSHOP SOBRE ASSÉDIO MORAL

Carolina Videira utiliza a narrativa de suas trajetórias, pessoal e profissional - que inevitavelmente se misturam - para demonstrar o poder que um simples não pode exercer sobre nossas vidas. De executiva comercial de uma multinacional a presidente da Turma do Jiló - entidade de referência em inclusão da diversidade em escolas e organizações - Carolina conta quais foram os nãos que a fizeram seguir , se motivar e se transformar; com olhar e determinação para tocar e transformar as pessoas e estruturas à sua volta

Carolina Videira utiliza a narrativa da neurociência comportamental para elucidar como o comportamento humano é moldado, como o cérebro reage diante à novas narrativas e diferenças e como esses processos determinam nossas atitudes e pensamentos. Traz a comunicação não violenta como ferramenta de auto conhecimento.

Utilizando o olhar da inclusão da diversidade, Carolina Videira faz uma análise crítica da Responsabilidade Social: qual a responsabilidade do CPF e do CNPJ?. Em conclusão, se apresenta o que é a educação inclusiva, na sua mais ampla compreensão, e por que este talvez seja o único caminho para a mudança que desejamos.

Sob a perspectiva dos Direitos Humanos, a Turma do Jiló discute o assédio moral nas empresas. Trazemos o entendimento da Organização Internacional do Trabalho sobre o tema, passamos sobre como o ordenamento jurídico brasileiro ainda não traz conceito legal para o assédio moral, mas, acima de tudo, conversamos sobre quais as consequências desse assédio para o ambiente de trabalho. Com exemplos claros de situação de assédio, conversamos com a audiência sobre os impactos do imediatismo, das expectativas, da empatia, flexibilidade e trazemos alguns conceitos de Neurociência para descontruir preconceitos e semear comportamentos mais inclusivos. Para fechar o treinamento, trazemos dicas de filmes e livros que retratam assédio moral no ambiente de trabalho.