Carolina Costa Cavalcanti


CAROLINA COSTA CAVALCANTI é educadora com 20 anos de experiência e que atua na educação básica, superior e corporativa. É palestrante, docente, pesquisadora e consultora nas áreas de educação digital, design thinking na educação, metodologias inov-ativas de aprendizagem, formação de educadores com propósito, EAD, ensino híbrido e desenvolvimento de projetos de vida. É doutora em Educação pela USP, mestre em Tecnologias Educacionais (ITESM, México), jornalista e pedagoga. Atua como profa. convidada na Fundação Dom Cabral, docente do MBA USP/ESALQ, coordenadora da pós-graduação "Escola Inovadora" do Instituto Singularidade e pesquisadora do Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP. É autora dos livros “DesignThinking na educação presencial, a distância e corporativa” (Saraiva, 2017), “Formação de Tutores para EAD” (Unaspress, 2017), “Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa” (Saraiva, 2018) e co-autora dos livros “Inovações Radicais na Educação Brasileira” (Penso, 2019) e “D.I 4.0: Inovações na Educação Corporativa” (Saraiva, 2019). 

  • • Inovação com propósito
  • • Metodologias Inov-ativas na Educação
  • • Design de experiências de aprendizagem engajadoras
  • • Design Thinking para inovar na educação

levar educadores a reconhecer seus valores e motivações intrínsecas que promovem o  “aprender por toda a vida” e os impulsionam a inovar em educação pelo design de experiências de aprendizagem engajadoras, uso de metodologias inov-ativas e tecnologias.

apresentar o conceito de metodologias inov-ativas e vivenciar metodologias variadas que, quando adotadas de forma coerente e articulada, dão protagonismo ao aluno, promovem ação-reflexão, colaboração e engajamento.

apresentar conceitos e  estratégias do design thinking, design instrucional e design de experiências que permitem criar e promover experiências de aprendizagens centradas no aprendiz em ambientes presenciais e virtuais. 

conhecer o conceito, mindsets, processos do Design Thinking, uma potente abordagem de inovação e criatividade centrada nas pessoas e adotada em Educação como estratégia de inovar, abordagem de resolução de problemas complexos e como metodologia ativa de aprendizagem. Adotar algumas ferramenta do design para pensar em soluções criativas a desafios educacionais.