Bruno Diniz

É considerado o nome mais fluente do segmento fintech no Brasil (de acordo com o portal europeu INVYO Insights) e um 10 principais pensadores do setor na região da Ibero-America (segundo a consultoria internacional Finnovating). Ele é co-fundador da Spiralem na FDATA - Financial Data and Technology Association - organização global focada no desenvolvimento do Open Baking pelo mundo. Bruno foi o responsável pelas primeiras discussões e ventos sobre fintechs no país e atuou como Head de Fintech em nome da ABStartups - Associação Brasileira De Statups - entre 2016 e 2020, lidando recorrentemente com os reguladores locais em iniciativas que visam o fomento do ecossistema de inovação financeira. Diniz também é professor e leciona "Hubs internacionais  de Inovação Financeira" na FGV, " Global digital Finance" na fundação Dom Cabral e "Fintechs e Novas Soluções Financeiras" no curso de MBA da USP ESALQ. Em janeiro de 2020, lançou seu livro "O fenômeno Fintech" pela editora Alta Books, obra que se tornou best-seller na categoria "Economia Internacional" na Amazon Brasil.

  • • Entendendo o Fenômeno Fintech:
  • • Decifrando o Open Banking:
  • • O mercado financeiro do futuro:
  • • A jornada do Open Banking ao Open Finance ... e além!:
  • • O Pix e a revolução nos meios de pagamentos:

Uma visão geral sobre o surgimento das fintechs e os impactos que elas estão causando no mercado financeiro no Brasil e no mundo.

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, já funciona em algumas partes do mundo e logo será uma realidade no Brasil. Compreenda de forma detalhada o que é o Open Banking e como esse novo sistema mudará a realidade do mercado financeiro.

Diversas novidades estão se incorporando ao mercado financeiro e estão moldando o ambiente de negócios do futuro. Entenda temas como rebundling, Banking as a Service, Sandbox Regulatório, Pix, Criptoativos e outras novidades que estarão cada vez mais presentes em nossas vidas.

O Open Banking foi um primeiro movimento que deu poder aos clientes na portabilização de suas informações bancárias. Agora estamos nos movendo para a realidade do Open Finance, que expande esse conceito para diversos outros segmentos financeiros como seguros, investimentos, previdência, câmbio, dentre outros. Tudo isso nos prepara para uma realidade onde os nossos dados poderão ser compartilhados em praticamente qualquer setor, abrindo uma realidade completamente nova. Entenda essa jornada e como ela impactará a sua vida e sua empresa.

O Pix já está transformando o mercado financeiro brasileiro e possui um roadmap de interessantes avanços nos próximos anos. Entenda como tirar melhor proveito deste sistema e quais são os próximos passos que veremos daqui por diante.