André Castilho

Empreendedor, cineasta, escritor e publicitário, André Castilho é especialista em storytelling e criatividade. Formou-se em publicidade e propaganda pela Cásper Líbero e atuou por 12 anos como criativo em agências como Y&R, W/ Mccann, AgênciaClick, Euro RSCG e Havas, tendo sido premiado em festivais internacionais como Cannes Lions, Clio Awards, El Ojo e FIAP. Em 2012, ao lado do sócio Jorge Brivilati, fundou a produtora de ?lmes La Casa de la Madre, pioneira no Brasil em storytelling para marcas.   
No mesmo ano, teve o filme “ Movido a Respeito ”, produzido para a TV Globo, consagrado com o Grand Clio Entertainment, sendo a primeira obra da América Latina a conquistar tal premiação. Através do selo de documentários autorais La Madre Docs, onde atua como roteirista, diretor e produtor executivo, conquistou o “Impact Docs Awards” com o minidoc ” Huni Kuin – Os Últimos Guardiões “. Em 2018, assumiu o comando do talk show La Madre Talks , onde discute o mercado de comunicação.  
Em 2019, lançou o projeto Empreendedor Criativo, onde ensina criatividade para pequenos empreendedores. O primeiro e-book do projeto, o “Guia do Criativo Curioso” teve mais de 7 mil downloads. No segundo semestre do mesmo ano, fundou a empresa de conteúdo ALMA, dedicada à criação de histórias de impacto.

  • • Big Bang Lab!
  • • Storytelling: Como criar histórias de impacto para promover seus valores e engajar sua audiência
  • • Empreendedor Criativo: Desperte seu potencial criativo e nunca mais tercerize inovação
  • • Storytelling para empreendedores: Aprenda a contar historias de alto impacto para alavancar as suas vendas e seus negócios
  • • Storytelling para recursos humanos:
  • • Neurônios x Chips
  • • Criatividade sem Crise
  • • Histórias que Multiplicam Dígitos
  • • Mitologia Empresarial
  • • Storytelling na Era das Fake News
  • • Medicina da Imaginação

Método de imersão lúdica para despertar criativo profundo, através de dinâmicas de arteterapia, jogos cênicos, gami?cação, meditação guiada e exercícios colaborativos. 

Resgate da criança interior; Estímulo do olhar criativo; Encontro com o artista adormecido; Desconstrução de papéis sociais; Interpretação de personagens; Método criativo de improviso; Jornada do eu-herói; Criação de narrativas impactantes a partir da própria história de vida; Alinhamento com o propósito; Criando o futuro: escreva a história que você quer protagonizar

Aprenda a estratégia e as técnicas de criação de histórias usadas pelas maiores marcas do mundo para conquistar o coração e o bolso da sua audiência
• O que é storytelling; 
• A marca como protagonista; 
• Propaganda x Branded Content; 
• Estudo de cases e fórmulas; 
• Mapeando a sua audiência e de?nindo a estratégia de conteúdo; 
• Levantamento de histórias proprietárias; 
• Construção de personagens e estrutura narrativa; 
• Desenho do arco de temporadas da  marca; 
• Etapas de produção de conteúdo; 
• Adaptação da história para múltiplas plataformas; 
• Distribuição; 
• Potencializando a história através das Relações Públicas; 
• Contando a história da história. 

Quase metade das empresas morrem antes de completar 4 anos. Boa parte da razão é a falta de competitividade pela ausência da cultura de inovação. Mas como inovar em um cenário de crise? Despertando o olhar criativo do próprio empreendedor.
Tópicos abordados: 
• Mapeamento dos padrões e limitantes criativos;
• Recuperação da criatividade latente;
• Técnicas de aquecimento cerebral e desbloqueio criativo;
• Garimpando e lapidando ideias originais;
• Desenvolvimento do olhar curioso;
• Empatia e observação como metodologia para insights;
• Ferramentas de criatividade para solução de problemas;
• Encontrando o DNA criativo da empresa;
• Aplicação da criatividade no próprio negócio;
• Pulverizando a criatividade em todos os setores da empresa;

Conte narrativas poderosas usando o seu propósito como base e impulsione o seu negócio criando identi?cação com o seu cliente, consumidor ou potencial investidor. 
Tópicos abordados: 
 • O poder das histórias;
• Empreendedores que construíram impérios contando histórias;
• Contando histórias únicas a partir do seu propósito;
• Produzindo conteúdo;
• Explorando o potencial das redes sociais para espalhar suas histórias;
• Transformando sua audiência em potenciais clientes;
• Assessoria de imprensa: sua história contada na mídia; • O poder das histórias para captar investimentos;
• A história como ferramenta propulsora de vendas

Aprenda a usar o storytelling para formação de cultura interna e saiba como aproveitar o potencial das redes pessoais dos seus colaboradores para  contar as histórias da sua empresa. 
Tópicos abordados: 
• As histórias como ferramenta de agrupamento social;
• Como propagar valores internos através de histórias;
• Storytelling para criar senso de identidade e pertencimento;
• Levantamento de histórias proprietárias;
• Inserindo objetivos de comunicação dentro de narrativas;
• Como estruturar uma história;
• Mapeamento dos potenciais contadores de histórias;
• Hierarquia e níveis de protagonismo (casca de cebola);
• Planejamento e estruturação das “temporadas”;
• Distribuição de clusters de conteúdos aos storytellers;
• Uni?cação das narrativas;
• Análise de impacto e obtenção de insights para a “temporada”. 

Como a criatividade pode salvar seu emprego da invasão dos robôs 

Como cenários de crise podem estimular a criatividade e promover o crescimento de empresas

Como o storytelling pode alavancar vendas tocando o coração e o bolso do cliente

Como construir narrativas que criam mitos e transformam clientes em ?éis

Como usar o storytelling corretamente sem cair no erro de propagar uma mentira

Como a imaginação pode curar dores físicas e emocionais (baseado no livro “Janela de Isabela”)