Doutora em Arquitetura e Urbanismo, com a primeira tese no Brasil sobre cidades criativas (USP), Mestre com louvor em Administração de Empresas (USP), Administradora Pública (FGV/SP), Economista (USP), com MBA (Fundação Do Cabral), é consultora e conferencista em cinco línguas, 232 cidades e 32 países. Preside a empresa Garimpo de Soluções, pela qual coordenou vários planos estratégicos de economia criativa, no Brasil (inclusive o primeiro plano regional do país, em parceria com o Sebrae SP) e no exterior, além de ter atuado para a ONU, o BID e mais de 250 instituições e empresas privadas. Autora de livros pioneiros em economia criativa e cidades criativas, tema do qual é uma das precursoras no mundo, foi agraciada com o Prêmio Jabuti em Economia (2007) e finalista em Urbanismo (2013) e Economia Criativa (2021). Venceu o Prêmio Claudia 2013, em Negócios, o Prêmio Governo do Estado de SP 2021, em Estudos e Pesquisas em Economia Criativa e foi apontada pelo jornal El País (2013) como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.
Com a necessidade crescente de gerar produtos, serviços e experiências com valor diferencial, a economia criativa ganhou a pauta do dia. O que é essa tal economia da criatividade e como transformá-la em prática, gerando oportunidades sustentáveis? Um percurso por casos reais, fascinantes e inspiradores.
Criativos somos todos - inovadores, nem tanto. Como criar um ambiente favorável à inovação, nos negócios e no dia a dia? Um percurso de sete passos básicos, desenhados com base em 30 anos de experiências, atuando em 32 países.
Ninguém questiona a importância de fazermos de nossas empresas ambientes propícios à criatividade - do lay-out ao elenco de cursos, é fundamental aproveitar ao máximo os talentos criativos. Para manter essa chama acesa 24h, é preciso investir também no ambiente fora do trabalho. Veja como.
Foi-se o tempo em que o desejo de consumo dos jovens talentos era seguir uma carreira tradicional. Hoje, o empreendedorismo criativo dá o tom - seja como colaborador de uma grande empresa ou envolvido em sua cadeia de parceiros. Como fazer do talento criativo a energia de seu negócio? Uma palestra de casos práticos - inspiradores e provocadores, aquinhoados Brasil adentro e mundo afora.
Sustentabilidade, mobilidade, espaços de convivência, participação cidadã. Quais são as tendências das cidades, entendidas como espaços de qualidade de vida, de atração de talentos e de inovação, independentemente de seu tamanho? O estado da arte das tendências mais variadas, decodificadas para os gestores contemporâneos.
Sua empresa faz de tudo para ter os melhores talentos mas tem dificuldade em fazer com que eles joguem junto? A saída pode ser favorecer um ecossistema criativo - aquele no qual todos se realizam mas, quando atuam como time, as oportunidades se multiplicam.
Globalização, transformação digital, pandemia, conflitos mundiais. Quando o futuro parece mais incerto do que nunca, como pautar nossas decisões pessoais e profissionais? Por meio de um compilado de tendências e estudos os mais variados, do Fórum Econômico Mundial aos mais respeitados think tanks do mundo, veremos como calibrar a bússola do futuro do futuro.
Em um mundo no qual a inovação é valorizada mas o erro é condenado, como garantir um mindset voltado aos princípios do ESG? Veremos como o direito à criatividade pode fundar as bases para que o ESG seja a tônica de negócios sustentáveis, para empresas dos mais diversos setores.
Qual é a essência de seu território, de seu lugar no mundo, do seu epicentro de criatividade e inovação? Como decodificar esses valores de forma coletiva, analisá-los frente a tendências e oportunidades de mercado e encapsulá-los em uma marca de valor percebido? Uma palestra prática de como negócios e território trabalham em simbiose.
Palestra de acordo com briefing do evento.
A inclusão produtiva constitui-se no principal desafio para o combate à pobreza crônica. Portanto, é fundamental a busca de ferramentas inovadoras e sustentáveis para seu enfrentamento. Nesse sentido, ações de Economia Criativa apresentam-se como uma alternativa viável e relevante para elaboração de estratégias de inclusão.