Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e Arquiteto de Aprendizagem Autodirigida. É coautor do livro Core Skills: 10 habilidades essenciais para um mundo em transformação e sócio do Learning Sprint, um método de aprendizado autodirigido para grupos em empresas. Depois de completar uma pesquisa independente sobre aprendizado de adultos e publicar dois livros em 2015 e 2016, Alex fundou vários projetos voltados para disseminar a cultura do aprender a aprender - dentre eles, o Masters of Learning (MoL), a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Nesse percurso, já trabalhou com empresas como Roche, Samsung, Natura e Serasa Experian e palestrou em eventos nacionais e internacionais no ITA, Unifesp, Unirio, Museu do Amanhã e Edtech Conference, além de ser speaker do TEDx. Foi curador de educação do Festival Path durante duas edições seguidas e seu trabalho já apareceu no Estadão, Porvir, Draft, O Futuro das Coisas e Update or Die. É membro da Ecoversities Alliance, da rede global de Agile Learning Centers (ALCs) e da Alliance for Self-Directed Education (ASDE).

  • • APRENDENDO A APRENDER
  • • CORE SKILLS/HABILIDADES DO FUTURO

Muito se diz sobre o conceito de aprender ao longo de toda a vida (lifelong learning), mas poucas pessoas sabem como fazer isso de fato. Fomos treinados para perceber o aprendizado como um produto do ensino, e disso deriva uma ideia de que só aprendemos em cursos, treinamentos e salas de aula tradicionais. No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade. O ser humano nasceu com o instinto de aprender e só sobrevive porque o exerce continuamente. Como tornar essa capacidade de aprender por conta própria algo intencional e frequente? Nesta palestra, Alex compartilha sua história como aprendiz autodirigido que o fez publicar dois livros através de uma campanha de financiamento coletivo em 2014. Desde então, sua pesquisa e prática no campo da aprendizagem autodirigida tem se direcionado para apoiar outras pessoas e organizações a construírem a "musculatura" necessária para aprender a aprender. No nível individual, esses músculos são nossos hábitos de aprendizado. No nível organizacional, é preciso influenciar para que toda a cultura da empresa se converta em uma cultura de aprendizagem.

Ano após ano, organismos internacionais como a OCDE, a Unesco e o Fórum Econômico Mundial divulgam suas listas de habilidades e competências importantes para o futuro profissional e da sociedade. Diversos autores também já elaboraram suas próprias listas, as quais invariavelmente apresentam uma mescla de hard skills e soft skills, com cada vez mais predominância das últimas. Em 2019, Alex coordenou um projeto de pesquisa para entender, de maneira panorâmica, o que estava sendo dito sobre esse assunto. A investigação resultou no mapeamento de mais de 300 habilidades distintas, cada uma delas com uma justificativa pulsante a respeito de sua importância. Estava claro, a partir daquele momento, que era preciso chegar em algo mais essencial, mais “nuclear”, uma vez que nenhum indivíduo conseguiria se desenvolver em tantas áreas diferentes. A partir dessa pesquisa, Alex e os coautores Conrado Schlochauer, Alexandre Santille e Tonia Casarin lançaram o livro Core Skills: 10 habilidades essenciais em um mundo em transformação. As core skills, nesse sentido, são habilidades essenciais para que qualquer pessoa possa cultivar tanto as hard skills quanto as soft skills que forem importantes na sua trajetória pessoal e profissional. As 10 core skills apresentadas no livro são Aprendizagem, Autenticidade, Comunidade, Confiança, Coragem, Criatividade, Curiosidade, Empatia, Equilíbrio e Influência. Na palestra, Alex compartilha a respeito dessas habilidades e fornece caminhos práticos para que cada um possa desenvolvê-las.