Fundador da Varese Retail, boutique de estratégia de varejo. Consultor com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo. Como palestrante internacional realizou mais de 580 apresentações no Brasil e exterior, incluindo 16 edições da convenção da NRF (NY). É vice-presidente e membro do conselho deliberativo da SBVC e conselheiro de empresas. Autor do livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas, autor/ co-autor de outros oito livros e de mais de 300 artigos publicados.
Os ciclos de enfrentamento do Covid-19: cenários e impacto para setores e empresas Aceleração na transformação digital, nas vendas online e novas modalidades de venda e relacionamento com clientes Oportunidades futuras: consolidação, expansão, custos/ despesas, transformação digital
A transformação do varejo Cultura e estrutura organizacional O papel da tecnologia Novo papel da loja e novo varejo Novos modelos de negócio – plataformas e ecossistemas Desafios da liderança
A transformação do varejo Cultura, tecnologia, modelos organizacionais e liderança Novo papel da loja e novo varejo Novos modelos de negócio – plataformas e ecossistemas O varejo brasileiro: evolução, e perspectivas – crescimento, concentração, regionalismo, internacionalização e transformação digital
O mercado chinês Ecossistemas Obsessão por dados Novo Varejo (New Retail) Meios de pagamento: digitalização e desintermediação
Economia e varejo no Brasil: evolução, momento atual, desafios e perspectivas Demografia e regionalismo Concentração e internacionalização Transformação digital Análise dos principais segmentos e empresas