Murilo Gun

Murilo Gun foi um dos pioneiros da internet no Brasil.
Ganhou dois prêmios iBest como melhor site pessoal, publicou dois livros sobre internet e foi empresário por 10 anos. Formado em Administração, com MBA em Gestão, largou a vida de empresário pra ser comediante. Com seu show solo, viajou por todo o Brasil e foi parar no Netflix. Na tv, trabalhou como apresentador do Comedy Central, SBT e Multishow.Em 2014, foi selecionado entre 80 empreendedores do mundo para morar 10 semanas no NASA Research Park, no Vale do Silicio, estudando inovações disruptivas na Singularity University. Em 2015, fundou a KEEP LEARNING SCHOOL, startup de cursos online de criatividade que já teve mais de 10 mil alunos.

  • • O SEGREDO DO FRACASSO
  • • CRIATIVIDADE PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  • • Cri-Cri-Cri Criando Crianças Criativas
  • • Pense como um comediante
  • • Life as a service

O segredo do fracasso é uma palestra na qual Murilo conta a sua trajetória partindo de meados dos anos 90, quando ele começou a empreender na internet (logo quando a mesma chegou no Brasil) até a mudança de sua carreira, reinvenção como comediante (onde também continuou empreendendo, só que dessa vez individualmente), e mais recentemente, uma nova reinvenção, montando uma startup de educação online, que é a Keep Learning School. É uma palestra sobre Empreendedorismo, porque mostra as suas "andanças" como empreendedor, tudo que aprendeu, todos os fracassos e as aprendizagens que ele teve com cada fracasso e como se recuperou de cada um. Como foi posicionando sua carreira de formas diferentes, em momentos diferentes, sempre empreendendo, independente de ser individual ou coletivo.

Murilo fala muito sobre Marketing pessoal, sobre posicionamento de marca. É uma palestra que fez muito para faculdades, congressos estudantis, porque conecta muito com o jovem que está querendo se encontrar na carreira, encontrar o seu caminho, mas também já apresentou bastante em congressos de Empreendedorismo para adultos, para profissionais, porque ao mesmo tempo fala sobre reinvenção e muitas pessoas (já adultas) estão buscando uma reinvenção de vida. Ou seja, é uma palestra sobre Empreendedorismo, posicionamento de carreira, branding, Marketing pessoal, e assim como todas as palestras dele, é engraçada, porque coloca standup no meio, piadas, traz histórias engraçadas que engajam a plateia e deixam as pessoas atentas.  

É uma palestra sobre criatividade, mas não a criatividade artística. É sobre a criatividade prática, é a criatividade aplicada para a solução de problemas (creative problem solving). Ou seja, é sobre como fazer com que as pessoas (mediante todos os desafios e dificuldades) tenham soluções mais criativas, mais inovadoras e saiam do caminho padrão, do óbvio. O mundo muda numa velocidade cada vez maior e não dá para fazer as coisas do mesmo jeito e esperar resultados diferentes, seria loucura. Por isso, é necessário fazer diferente.

Então, para fazer diferente, é necessário desbloquear algumas habilidades (bloqueadas por diversos fatores) que fomentam a criatividade das pessoas e também fornecer técnicas, ferramentas, para que elas possam gerar soluções diferentes e criativas. É a palestra que Murilo mais tem feito dentro das empresas, no mundo corporativo. Além disso, é uma palestra (como todas as dele) engraçada e divertida porque tem stand up comedy no meio. Ele sempre busca exemplos interessantes, que engajam as pessoas e as deixam estimuladas para modificar as atitudes perante os problemas e desafios diários (seja no trabalho ou na vida como um todo).

Design Thinking é um dos conceitos de maior sucesso hoje em dia no mundo corporativo. Basicamente, é uma metodologia para gerar inovação, que foi inspirada no trabalho dos designers (por isso, recebeu esse nome). Com inspiração no trabalho dos comediantes, criei o "Comedy Thinking", que diferentemente da inspiração-mãe, não é uma metodologia, mas o objetivo também é gerar inovação.

Palestra sobre uma mudança de comportamento do consumidor. Essas mudanças demandam a alteração dos modelos de negócios das empresas. Então é uma palestra que trata das tendências que as pessoas reduzam a propriedade de produtos e passem a ter acesso aos benefícios do produto como se fossem um serviço. Por isso o nome “Life as a service” (a vida como um serviço).
É uma palestra que fala sobre o mundo da economia de recorrência, da economia de assinaturas, sobre os modelos ‘as a service’. É uma palestra bastante requisitada em eventos de tecnologia (empresas, congressos) pela grande conexão com o modelo ‘as a service’, mas essa lógica de modelo de negócios está sendo cada vez mais aplicada em outros tipos de negócio que estão começando a vender para o cliente os benefícios do produto como se fosse um serviço.
Além disso, como todas as palestras do Murilo, é uma palestra divertida, com uma pitada de stand up comedy, piadas, que conseguem manter a plateia atenta e engajada.