Claudio Tomanini

A mais de 30 anos atuando nas áreas de Estratégias de Vendas, Marketing e Gestão de Negócios, Tomanini carrega a experiência acumulada como executivo, e há mais de 20 anos, como professor de MBA da FGV nas cadeiras de Gestão Estratégica de Vendas, Administração da Força de Vendas e Marketing Estratégico e consultor de empresas que se destacam em todo o país
Pós-graduado em Marketing e Comunicação Dirigida pela ESPM e curso de extensão pela Wharton School, Tomanini foi consultor de marketing e gestão de vendas de grandes empresas como Cargill, Bradesco, Samsung e Citroën.
É articulista e entrevistado convidado em diversos programas, sites e publicações do setor de negócios, vendas, RH e varejo. Autor do Livro “Na Trilha do Sucesso”(Editora Gente, 2009). 
Já se apresentou para mais de 850 mil pessoas no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Angola e Estados Unidos.


  • • NOVO MERCADO, NOVAS COMPETÊNCIAS
  • • COMPETÊNCIAS PARA COMPETIR
  • • O SEGREDO NÃO É ATENDER, É ENTENDER O CLIENTE
  • • DE VENDEDOR A GESTOR DE NEGÓCIOS
  • • FAST FORWARD
  • • PENSE FORA DA CAIXA
  • • O PODER DA ATITUDE
  • • VENDA + VALOR: TRABALHANDO VALOR E NÃO PREÇO
  • • CONSTRUINDO A SUA MARCA PESSOAL
  • • GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
  • • TRANSFORMAÇÃO

Tem por característica principal a interatividade, sempre buscando as tendências e as práticas de alta performance em vendas, conduzindo todo o público a um ambiente altamente motivacional. Aliado a essa atitude, Tomanini apresenta uma visão pragmática para as novas necessidades do mercado e para o desenvolvimento das competências que podem representar a vantagem competitiva do novo profissional. 

Esta palestra provoca os participantes a refletirem sobre as competências do novo profissional, conduzindo-os a um pensamento realista de suas capacidades como gestores de negócios. Dessa forma, o público compreenderá melhor as relações entre profissional e cliente para obter o sucesso no mundo corporativo. 

Esta palestra sintetiza a diferença entre atender, vender e gerir um relacionamento com o cliente. Seu conteúdo valoriza a teoria e a prática da realidade de mercado, em que relacionamento é a palavra-chave para o sucesso de uma empresa.

 Nesta palestra, Tomanini levará seu público a refletir sobre o profissional de vendas dos novos tempos, que tem que agregar 2 capacidades básicas: a capacidade de pensar estrategicamente a partir de um profundo conhecimento do consumidor e do mercado, e a capacidade de implementar novas ferramentas e fazer o melhor uso possível delas. No final, os participantes perceberão que é isto que fará a diferença entre vender pelo menor preço e vender valor. 

O tema abordado nesta oportunidade refere-se à nova economia, em que está cada vez mais difícil entender as preferências dos clientes, manter seu relacionamento firme com a empresa e, principalmente, gerar lucros. O público perceberá que é preciso superar os desafios do novo mercado e transformar as oportunidades em resultados. • Desculpas proibidas; • Fazer X Superar; • Perceber as oportunidades; • Competências básicas x sucesso ; • Paixão pelo que faz; • Transação x relacão; • Reatividade X Pró-atividade; • Preço X Valor; • Produtos X Serviços; • Atender X Entender; • Faturamento X Lucratividade; • A experiência de compra.

Em “Pense fora da Caixa”, Tomanini responde perguntas como: Até quando vamos continuar negando a importância do valor, da gestão, da marca, de proporcionar uma experiência memorável ao consumidor? A platéia será instigada a pensar que quando estamos do outro lado do balcão, ficamos encantados com a empresa que nos oferece algo mais. Mas, quando voltamos aos nossos escritórios, nos apegamos à velha crença de que o consumidor não quer novidades, se satisfaz com o atendimento padrão e verá que tudo isso nos prova que o grande concorrente não está lá fora, no mercado, mas que o maior rival da empresa é ela mesma

O público-alvo desta palestra de teor profundamente motivacional é composto de gestores, líderes e todos aqueles que têm uma equipe e objetivam aumentar o comprometimento e a vontade de realizar entre seus colaboradores. • O Mito dos heróis; • A Interdependência; • A importância do relacionamento; • Quem realmente somos (como os outros vêem) • Desafio, atitude e respostas; • Pró atividade X Reatividade; • A importância do conhecer, ver e fazer; • Desmistificando Alta Performance; • Propósitos do negócio obtendo resultados superiores.

Esta palestra mostra ao profissional que para vender valor, é necessário estar preparado e conhecer as necessidades do cliente.À medida que o mercado fica mais competitivo e o cliente mais consciente, maior será a pressão por um serviço de melhor qualidade a um preço mais adaptado à realidade. O importante é saber qual a prioridade do cliente, o fator decisivo na hora da contratação, preço ou qualidade? É fundamental que este profissional conheça seus produtos e serviços. Saiba os diferenciais competitivos quando comparado com os concorrentes. O profissional de hoje tem e deve saber planejar, preparar e implantar a gestão de vendas da sua região de atuação. Saiba desenvolver a proposta de valor a cada cliente para obter resultados superiores e lucrativos para empresa. Vender valor é um desafio para bons profissionais, aqueles que não ficam paralisados diante de um simples argumento de menor preço.

Administramos a nossa marca pessoal ou gerenciamos a nossa sobrevivência? A empresa é um empreendimento que vai para frente com você, sem você ou apesar de você, portanto, a gestão da sua carreira e seu sucesso são problemas seus. Portanto pense como empresa, pense no produto “você”, reflita na sua marca pessoal, construí-la é muito mais difícil do que parece. É nessa linha de raciocínio que a palestra “Construindo sua marca pessoal” deve entrar, para tornar o profissional diferenciado. Se pensarmos em nós mesmos como marca, é possível fazer um trabalho de gerenciamento e administração da nossa carreira, moldando a própria imagem, para assim construir a sua marca pessoal. 

Os profissionais serão desafiados, estimulados a "craniar", pensar estrategicamente sobre os fatores mais relevantes do mercado. Pensar, repensar, desenvolver e Inovar são as palavras chaves desta palestra. 

O processo de transformação que o mundo vem passando é inevitável e visível aos nossos olhos, e esta transformação se estende inclusive ao mundo empresarial, com profundas mudanças na forma de gerir uma empresa, selecionar seus funcionários, e uma mudança ainda maior na forma com que cada profissional desempenha suas atividades. O que faz a diferença é a escolha que fazemos: ameaça ou oportunidade? Para ser um verdadeiro agente das mudanças e buscar os melhores caminhos são imprescindíveis alguns atributos como: coragem, visão e senso de realização. É fundamental fazer mais e melhor com o que temos, e alcançar resultados superiores.