Celso Vasconcellos

Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.
Autor de diversos livros, entre eles “Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico” e “Construção do Conhecimento em Sala de Aula”.

  • • GESTÃO DA SALA DE AULA
  • • O DESAFIO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
  • • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
  • • CURRÍCULO
  • • O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE O ALUNO APRENDA?
  • • (IN)DISCIPLINA - A QUESTÃO DO INTERESSE E DA MOBILIZAÇÃO
  • • IDENTIDADE DOCENTE EM CONSTRUÇÃO

A Gestão da Sala de Aula envolve três grandes dimensões: - Relacionamento Interpessoal; - Organização da Coletividade de Sala de Aula; - Trabalho com o Conhecimento.

A Qualidade da Educação que desejamos é aquela que está comprometida com a função social da escola na perspectiva de garantir a cada um e a todos: - Aprendizagem Efetiva; - Desenvolvimento Humano Pleno; - Alegria Crítica (Docta Gaudium).

POR UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA A Avaliação da Aprendizagem representa hoje, na prática concreta das instituições de ensino, um dos maiores desafios no sentido de superar seu histórico caráter classificatório e excludente, e vir a ser um instrumento capaz de apontar e trabalhar os aspectos positivos, negativos e potenciais da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos educandos.

A ATIVIDADE HUMANA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO - Refletir sobre as formas de organização dos saberes, recursos e pessoas, no espaço e no tempo, como elementos estruturantes da aprendizagem e do desenvolvimento humano; - Resgatar alguns princípios orientadores para a prática pedagógica, superando o currículo disciplinar instrucionista, marcado pela passividade e/ou mecanicismo, em direção a um currículo que tem a atividade humana, tanto discente quanto docente, como princípio educativo.

FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM HUMANA - Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento; - Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno; - Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente.

DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS Analisar o problema da (in)disciplina escolar, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula: - Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea; - Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova disciplina na sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA ÉTICA - Analisar, numa perspectiva histórico-cultural, o que se passa em termos do macroprocesso social e suas repercussões para o cotidiano e a identidade do professor; - Refletir sobre o papel do professor no contexto atual de complexidade e as respectivas demandas éticas e formativas; - Apontar algumas perspectivas de ação, em especial no sentido do resgate do querer e do poder do professor.