Marcos Batista

Apresentador do programa INOVA360 na Record News. Designer com pós-graduação em Economia Criativa e Cidades Criativas pela FGV e Engenharia de Produto na USJT. Atuou como gestor em design no grupo Bosch and Siemens Home Appliances. Foi homenageado em importantes eventos e recebeu diversos prêmios de design nacionais e internacionais. Founder do Studio Marcos Batista e co-founder das empresas Palestras & Conteúdo e da escola de negócios Art4Future. No ITESCS é diretor de inovação e consultor credenciado pelo SEBRAE Nacional nas áreas de inovação, startup, empreendedorismo e design. Acumula 19 anos de experiência acadêmica, como professor, coordenador e idealizador de cursos de MBA em Design e Inovação, professor convidado nos cursos de MBA do IEL e professor do MBA da Be.academy. Também é Curador do Prêmio de Design Movelpar e Colunista da Revista Empreenda, portal ABC da Comunicação e portal R7.

  • • POR QUE INOVAR SE A CAMA ESTÁ QUENTINHA?
  • • O PAPEL DA INOVAÇÃO NA NOVA ECONOMIA
  • • DESIGN THINKING DE SERVIÇOS, PENSE SEM LIMITES!
  • • DESIGN DE EXPERIÊNCIA, CONECTE E ENCANTE PESSOAS!
  • • CIDADE MAIS EMPREENDEDORA, HUMANA E CRIATIVA
  • • SONHADORES CRIATIVOS, NEGÓCIOS DISRUPTIVOS

Se você não reinventar o que está fazendo, alguém fará isso!
Como entender o movimento de mudança que hoje presenciamos nos negócios, sociedade, economia, indústria entre tantas outras coisas? Organizações pretendem inovar mas são resistentes a mudança. Inserir a cultura de inovar passa pela mudança de Mindset. É preciso se interessar pelo novo e passar a duvidar das suas preferências e métodos utilizados, mudar a lógica dominante de apenas fazer coisas certas e melhores para fazer coisas com mais significado e propósito.

O pensamento exponencial
O que é fundamental e indispensável para que a INOVAÇÃO aconteça de fato, quais os novos caminhos para as organizações, gestores e empreendedores perceberem logo a mudança em curso e trocarem seu pensamento linear (incremental) pelo exponencial. Promover uma leitura do mundo contemporâneo, refletindo sobre o que está em transformação, o que está em ruptura e quais seriam as novas perspectivas de trabalho, produtos e serviços.

Modelando Negócios Significativos
O que é uma cultura centrada no design estratégico. Você já parou para pensar, sobre o que torna seu negócio valioso não é o que você vende, mas sim sua a habilidade de resolver problemas complexos ou suprir uma necessidade. Colocando as pessoas no centro das decisões, as organizações se posicionam a de fato ter o propósito de impactar vidas frente ao novo mundo que vivemos

É preciso emocionar-se para aprender, criar e crescer.
Será que construir negócios sem significado gera valor a sua marca, produto ou serviço? Qual o perigo de criar algo sem propósito? A busca por gerar proposta de valor sem significado não nos leva a uma posição de destaque perante ao novo consumidor. O design é o elo entre a inteligência e planejamento com a operação e execução, colocando o usuário no centro do desafio, mescla de forma fluída as intenções da empresa com o conhecimento e as experiências dos funcionários e usuários.

Transformando cidades e lugares com propósito e essência
No atual modelo econômico mundial, o conhecimento, a cultura, criatividade e a entrega de experiência são fatores de competitividade entre países e lugares. Existe uma tendência crescente onde valor simbólico ou intangível consegue definir o valor de uma marca, lugar, produto ou serviço. Precisamos reacender os talentos e a vocação de uma cidade ou lugar, transformar mão de obra em cérebro de obra, um novo jeito de olhar pessoas e lugares

Transformando vidas pelo conhecimento.
Como nosso sistema educacional pode transformar gestores e alunos em co-criadores?  Potencializar a meta habilidade de sonhar e criar, com a capacidade de extrair ideias do conhecimento por meio da intuição e imaginação aplicada. Dissociar nossos pensamentos do linear e do logico para o exponencial, invadir outros domínios é uma das maneiras de aumentar a capacidade de sonhar.