Bianca Sollero

Bianca Solléro é psicóloga e educadora criativa com Aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas pela FGV. 

Há mais de 18 anos envolve-se em projetos e ações que estimulam crianças a crescerem conectadas com sua essência através da habilidade criativa. 

Pesquisadora prática do modelo mental infantil, Bianca inspira adultos a resgatarem a criatividade que um dia tiveram em abundância para que hoje consigam atuar de forma inovadora no trabalho e na educação de outras crianças.

Foi membro do Comitê de Treinamento Comercial da CocaCola Brasil (em 2013 e 2014) e desde 2015 é consultora da KeepLearning School - hoje atuando como tutora oficial do curso Criando Crianças Criativas, promovido por essa escola online.

  • MISSÃO EDUCAR - A SERVIÇO DO EXISTIR
  • A FELICIDADE É UM BOLO. A CRIATIVIDADE, SEU FERMENTO
  • WORKSHOP: CRIANDO CRIANÇAS CRIATIVAS
  • KIDS THINKING - RESGATE SUA MENTE INOVADORA

Porque é preciso educar uma criança? Essa é a pergunta cerne dessa palestra, que pretende respondê-la apresentando informações calcadas nas teorias do Humanismo, da psicologia Sistêmica e da física quântica. Numa linguagem leve e acessível a todos, Bianca Solléro mostra que educar tem o propósito primeiro de colaborar para uma convivência harmoniosa em comunidade (comum-unidade, sistema interdependente) e como isso, ao mesmo tempo, pressupõe respeitar a essência das crianças. Daí se desenrola seu discurso sobre respeitar a criança como ela é, seu potencial criativo e sua peculiaridade que fazem dela um ser ÚNICO e, portanto, necessário do jeitinho que é. Nesse sentido, a mensagem comunica que toda criança já nasce com um propósito de existir.
Os educadores (profissionais e familiares) - se têm consciência disso e leveza para conduzir o processo educativo - permitem que as crianças se tornem adultos “melhores” uma vez que as mantêm conectadas a sua essência (o que, inclusive, economizaria os altos investimentos na vida adulta para descobrir seu “propósito” de vida).
Educando com leveza e nutrindo a criatividade as crianças tornam-se adultos capazes de construírem uma comunidade harmônica porque estão exatamente no papel que lhes cabe - felizes e altamente produtivas!

Pais e mães desejam muitas coisas positivas para seus filhos, mas uma delas é unânime: a felicidade. Baseada nos estudo de Teresa Amabile (Psicóloga pHD em criatividade, professora da Harvard Business School), no framework sobre como criar crianças criativas de Murilo Gun (professor e palestrante referência em Criatividade no Brasil) e em suas observações clínicas com crianças e adultos em processos arteterapêuticos, a psicóloga Bianca Solléro apresenta  nessa palestra como nutrir a criatividade (considerada habilidade inata do ser humano) pode garantir um futuro feliz para as crianças.

Este produto é a versão hands-on do curso online CriCriCri (apresentado por Murilo Gun) da Keep Learning School. É composto por dois momentos. O primeiro é uma introdução teórica ao conceito e framework do CriCriCri e seus 4 pilares (curiosidade, imaginação, coragem e paixão) e é direcionado a pais, mães e profissionais da educação. O segundo momento é a parte prática em que um dos pilares será trabalhado com adultos e crianças (no caso dos pais, seus filhos. No caso de educadores, seus alunos). Neste momento, Bianca Solléro apresenta uma atividade que desenvolve um dos pilares (à escolha do cliente) e auxilia os adultos a executarem a tarefa junto às crianças, com orientações pedagógicas específicas. O encontro dura ao todo 3h e é concluído com o compartilhamento dos aprendizados entre eles. Os participantes ainda levam para casa Cards com atividades práticas detalhadas para desenvolver também os outros 3 pilares.

A Criatividade (incluindo a funcionalidade de pensamento crítico, inovação e resolução de problemas) foi constatada pelo Fórum Econômico Mundial de 2018 como a habilidade mais necessária para a economia em 2022. Nessa palestra, Bianca apresenta como resgatar as características do modelo de pensamento infantil para desatrofiar a criatividade e reaquecer o potencial inovador das mentes, hoje, adultas.
Bianca inicia a palestra apresentando as novas demandas de mercado desse século XXI e justificando porque recuperar a forma como pensávamos como crianças pode garantir a sobrevivência não só no mercado de trabalho atual como num futuro bem próximo (incerto e com transformações avassaladoras). Em seguida mostra pelo menos 5 quesitos destacados do mindset infantil seguidos de 5 dicas práticas que profissionais de todas as áreas podem e devem realizar para que estejam aptos não só a sobreviver e prosperar mas, principalmente, a competir com a inteligência artificial cada vez mais presente na nossa realidade.