Mariana Fonseca

Co-fundadora da Pipe.Social, vitrine de negócios de impacto no Brasil e fundadora da Mariposa, empresa que conduz curadoria de conteúdo sobre futurismo, tecnologias e impacto social. Jornalista de formação, com diploma internacionalização pela Universidade Paris II Panthèon Assas, na França, em tecnologias exponenciais pela Singularity University, instituição situada na NASA, no Vale do Silício e em inovação pelo Trans-disciplinary Innovation Program, da Universidade Hebraica, em Israel. Além de um certificado da Harvard Business School, do programa Creating Shared Value com o professor Michael Porter. Ajudou a criar e foi editora chefe do Porvir, projeto do Instituto Inspirare que mapeia inovação em educação pelo mundo. Ela também foi cofundadora da A Corrente do Bem no Brasil, parte do Pay It Forward Day internacional. Foi editora-assistente do Le Monde Diplomatique Brasil, trabalhou com engajamento cívico pela Webcitizen, TEDxSP e TEDxAmazonia. Além de passagens pelas redações de jornais como o Estado de Minas, CBN e Rádio Globo.

  • • MOONSHOT: COMO A TECNOLOGIA VAI TRANSFORMAR O MUNDO E AS PESSOAS - Drives de futuro que irão impactar a vida das pessoas
  • • O FUTURO DA SAÚDE E DA LONGEVIDADE - Você está preparado para viver 200 anos?
  • • FUTURISMO: PENSANDO OS NEGÓCIOS DE AMANHÃ - Nada será como antes, dos governos aos negócios, impacto é a palavra-chave
  • • FUTURISMO: Trabalho e Educação na Era da Automação extrema

- Conceito de Futuro & Trends (futuros)
- 4 grandes mudanças de paradigmas do futuro:
- Racional X Emocional; 
- Individual X Coletivo; 
- Linear X Exponencial; 
- Escassez X Abundância.  

Viver mais significa vivermos diversas vidas em uma só. Esse é o futuro da saúde que envolve muita inovação e tecnologia, mas especialmente questionamentos sobre ser humanos, vida, morte e ética. Um mergulho nos novos caminhos que apontam para a longevidade como jamais vivida antes.

Estamos na era das chamadas Organizações Exponenciais. Por outro lado, as gerações digitais mudaram comportamentos tidos como sólidos e sofrem com a dificuldade de se manter atualizados com as novidades. Na prática, estamos passando por mudanças profundas que vão definir os consumidores, os mercados e os negócios do futuro. Bem-vindo ao mundo dos negócios de impacto socioambiental.

Os pesquisadores de tendências e os futuristas concordam pelo menos em um único ponto: a velocidade do desenvolvimento tecnológico nunca foi tão acelerada. O impacto dessa transformação nos dá a oportunidade de construir futuros antes inimagináveis e de rever paradigmas que há muito nos incomodam. Assim como nos obriga a nos posicionar quanto ao propósito do que fazemos e para onde estamos indo. Essa conversa tem o objetivo de discutir negócios, cultura e educação numa perspectiva ética e de impacto no futuro.