Fernanda Dutra

Especialista em comunicação e traz uma junção única da comunicação não-violenta com uma profunda busca do autoconhecimento e do pensamento sistêmico, o que ela intitulou de comunicação sistêmica.
Fernanda é sócia diretora da Flyflow, palestrante, escritora, coach, artista plástica, professora e consultora de inovação em desenvolvimento humano. 

Docente na Pós-graduação na Unicesumar e UNIP. Usa a arte e os jogos com maestria para desenvolver pessoas, gerando mais consciência e percepção. Além disso, é formada em Administração de Empresas pela UNIP e Artes Plásticas pela EPA, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e em Marketing pelo Mackenzie, “Gamification” pela University of Pennsylvania, pós-graduada em Transdisciplinaridade pela Unipaz. Certificada em Coaching pela Behavioral Coaching Institute. Especializada em Antroposofia pela Adigo Consultores, Gestão Estratégica em Neurobusiness pela TAI e Master Practitioner em PNL pela SBPNL. O que permite desenvolver os atendimentos com muita profundidade. Facilitadora da formação DISC pela ETalent. Membro da Associação Mensa Brasil. Co-autora do livro PNL e Coaching e autora do livro Efeito-Melão. Além disso, participou de grandes congressos e convenções como palestrante, com trabalhos no exterior.  

  • • COMUNICAÇÃO SISTÊMICA
  • • EFEITO FLYFLOW
  • • LÍDERES QUE APRENDEM
  • • ARTE EM MOVIMENTO
  • • A ESTRATÉGIA DA DIVERSÃO
  • • EFEITO - MELÃO
  • • O SER INTEGRAL

Elevar a consciência e percepção através da comunicação e conexões humanas. Como a comunicação pode mudar tudo ao seu redor. O que você fala ou faz é um significado que gera um sentido diferente para cada pessoa. Entre a expressão e a compreensão, é preciso gerar conexão através da empatia e entendimento da outra pessoa, de si mesmo e do ambiente como um todo.  

 A comunicação não-violenta é mostrada nos três níveis: Intra, Inter e Senso de Coletividade. Os conceitos mais profundos da CNV são trazidos a tona através da teatralidade e interação com a platéia. A violência dentro de nós e a cura através da autoempatia, a aceitação da sombra e expressão da raiva e como lidar com situações desafiadoras com um olhar sistêmico do todo, o quanto afeta a si mesmo, o outro e interfere tudo ao seu redor.  

Saber o que quer e ir atrás, transcender o medo e ser pleno de si, com ousadia e busca de plenitude, sentido e propósito. Esse estado de engajamento é onde perdemos a noção do tempo, simplesmente nos deixamos levar pela atividade. Nos encontramos total e completamente comprometidos e no ápice das nossas habilidades.  

 Consciência sobre o autoconhecimento e o quanto nos acostumamos facilmente com o que não é bom na nossa vida. A importância da leveza na abordagem dos problemas e a disciplina para a mudança. Você é aquilo que você faz! Conheça o quadrante Flyflow (4 P’s) - Propósito, Protagonismo, Prosperidade e Pluralidade.  


Entender os comportamentos que elevam o potencial dos profissionais. Explorar conceitos cognitivos e entender que há maneiras simples de treinar a flexibilidade cognitiva e com isso gerar atitudes criativas.  

Na palestra a intuição e a criatividade são abordadas sobre os aspectos científicos e espirituais e através do storytelling conceitos complexos se tornam simples. Como que a intuição e a criatividade se cruzam e quando podem nos ajudar nas decisões estratégicas. Serão abordados os viés dificultadores e os processos mentais de percepção, além da inteligência inconsciente e subliminar. A jornada da sabedoria através do aprendizado construído pelo engajamento sistêmico.  

O autoconhecimento proporciona a possibilidade de entendimento de onde eu posso colocar mais energia na máxima eficiência da função. Ou seja, buscar atividades que estejam de acordo com suas preferências comportamentais, nas quais você mais se identifica e, portanto as faz por que lhe é prazeroso!
Imagine se história da arte e autoconhecimento pudessem ser uma coisa só? E tudo isso gamificado? A experiência nesta palestra será única!

Quando fazemos da vida um jogo, o jogo da vida nos revela poderes. Gostamos de competir e vencer, e isso não nos faz menos cooperativos, apenas nos permite desenvolver  nossas habilidades de conquistas, a superar nossas expectativas e a buscar reconhecimento, ainda que seja de nós mesmos. Baseado na tríade Design Thinking, Gamification e Visão Sistêmica, vivencie como é possível resolver problemas complexos de forma divertida.

A palestra segue o padrão do livro lançado em Abril de 2018, e fala sobre como a arte pode nos ajudar a desenvolver em vários aspectos em nossa essência, mas que a transformação, uma transmutação, pois atinge a essência e não a forma. Inicia com a estória do efeito-melão e é recheada de estórias e vivências com arte.  Falaremos sobre as tendências do mercado e as influências nas decisões, como lidar com as mudanças de forma produtiva, o modelo de transição, crenças e hábitos, dissonância cognitiva além de metas e objetivos.

Entender nossos paradigmas e sombras e o caminho da transformação (mudança da forma) e da transmutação (mudança da essência). O autoconhecimento através dos quatro elementos e do caminho quádruplo (curador, visionário, guerreiro e mestre). Como cada arquétipo ativa nossas inteligências intuitiva, emocional, social, espiritual, cognitiva e corporal. A busca mais profunda de sua essência para entendimento da essência das coisas ao seu redor.