Luiz Serafim (3M)

Head de Marketing da 3M do Brasil, liderando as áreas corporativas de Comunicação, Planejamento Estratégico,
Academia de Marketing, Serviços ao Consumidor e Programas de Inovação.
Publicitário e professor de Gestão da Inovação e Gestão de Marketing nos cursos de MBA da IBE-FGV, da Fundace
USP Ribeirão Preto e tabém no MBA da faculdade ESAMC/Campinas
Serafim é palestrante desde 1998, com mais de 500 apresentações sobre Inovação e Negócios, e autor do livro “O
Poder da Inovação” – Como alavancar a inovação na sua empresa, lançado pela Editora Saraiva em dez/2011.

  • • O PODER DA INOVAÇÃO

Palestra sobre o conceito de inovação dentro das organizações e os principais caminhos a serem percorridos para que
as novas ideias sejam colocadas em prática com êxito nas companhias, além de apontar as estratégias para que o tema
seja transformado em uma postura cultural no ambiente corporativo. O objetivo é mostrar que a inovação pode
aumentar a competitividade e trazer bons resultados financeiros com a redução de custos.