Denilson Shikako

Empresário, tecnólogo, músico, palestrante e CEO da Fábrica de Criatividade, projeto social no qual as pessoas da
comunidade aprendem sobre arte, sustentabilidade, teatro e música, e que atua como uma consultoria de inovação
dentro das maiores empresas do Brasil.
Denilson é ainda roteiros de teatro e foi professor de inovação FIA-USP.

  • Os seis misterios da inovação
  • OUTLIERS - Fora de série
  • PIMBA
  • PROTOTIPAÇÃO
  • EU, PROTA_GONISTA
  • INOVAÇÃO SOCIAL
  • ORQUESTRA DE SUCATA
  • RESOLVERIA

O nome deste curso era “Criatividade para engenheiros”. Continua sendo. Porque acreditamos que criatividade é um processo. Assim como você aprende a mexer com planilhas, com fórmulas e processos, você consegue aprender criatividade. Este workshop é prova disso. Nosso cérebro não gosta de problemas, mas adora desafios. Usando a premissa de que mistérios são desafiadores, iremos percorrer o caminho da criatividade aplicado à prática de uma grande empresa. Mostrando que existem matérias primas, metodologia e ferramentas para que o cérebro ache respostas onde mortais comuns costumam achar perguntas. Tudo isso com dinâmicas presenciais inéditas e experimentações lúdicas aplicadas do processo de criatividade de forma tangível e racional. Por fim, um show de mágica surpresa para quebrar mais um paradigma e mostrar que criatividade não é mágica.

O que faz um produto, uma empresa, mas principalmente uma pessoa ser “fora da curva”? Se pesquisarmos as 1000 empresas e produtos mais incríveis dos últimos 100 anos, será que acharemos elementos em comum? A tabela periódica contém 118 elementos e tudo que existe no mundo vem disso. Pessoas extraordinárias também tem a sua “tabela periódica” de elementos fora de série. Estudamos, estruturamos e escrevemos esse workshop para que estes “segredos industriais” sejam repassados para você e para a sua equipe. Analisando atitudes fora de série, aprenderemos a estruturar uma pergunta, segundo Einstein e Harvard University. Em cima de problemas reais da empresa levantados nessa estruturação, aplicaremos a metodologia inédita C.A.D.E. A. F.O.C.A P.I.M.B.A® para a resolução desses problemas. Você nunca vivenciou Networking, Múltiplas Inteligências, “10 mil horas” e Ferramentas de Inovação de uma forma tão prática - baseada em dados e estatísticas - e tão surpreendente.

Conheça as regras. Quebre as regras. Neste módulo, todos os participantes colocarão a “mão na massa” para de fato saírem com respostas incrivelmente criativas. Com o uso específico do inédito anagrama de 14 letras C.A.D.E. A. F.O.C.A. P.I.M.B.A.®, os próprios integrantes da empresa, juntamente com os consultores da Fábrica de Criatividade, encontrarão a “quatro mãos” no mínimo 42 respostas diferentes para o problema. Com essas respostas em mãos, faremos um processo de Hackaton® para eleger a melhor ideia para ser prototipada, testada e aplicada na vida real.

Testemunhe o nascimento de uma nova mentalidade de inovação em sua equipe. Com o protótipo definido, consultores e colaboradores desenvolverão as atividades, responsáveis, prazos e budget para que o protótipo saia do papel e de fato possa ser experimentado, medido e validado.

Numa peça, muitos aplaudem e poucos são aplaudidos. Será que a sua carreira, seu passos, seu sucesso são responsabilidade dos seu gestores, pais, professores e chefes? A palavra protagonista vem do grego, da junção das palavras Proto (primeiro, principal) e Agon (luta). É aquele que “se voluntariava a um duelo para evitar a guerra entre duas nações”. Sendo assim, o que fazer para inspirar, munir de ferramentas e fazer os indivíduos de uma equipe perceberem que o protagonismo é uma escolha? O seu sucesso não depende do seu gestor nem da sua empresa, mas de você. E isso é uma escolha. Explicamos que protagonista não é somente o personagem principal. Além dele, o iluminador, o faxineiro, o produtor - cada um em seu papel - podem ser protagonistas para que a empresa brilhe. Para que as pessoas percebam o processo do protagonismo, gravaremos um curta-metragem com atores, diretores, roteiro, produção, compostos por participantes do workshop que se revezarão nesses papéis. Tudo para entenderem na prática o que é ser protagonista.

Imagine desenvolver e usar todo o seu potencial criativo para solucionar os mais difíceis desafios da sociedade? Se você e a sua empresa têm vontade mobilizar forças para mudar o mundo e não sabem por onde começar, participe desta dinâmica e saia com um plano de ação completo para impactar 10 vidas logo de cara. Plante conosco ideias, cultive pessoas, colha felicidade e brilho nos olhos.

Nesta dinâmica, os participantes descobrirão que só se pode receber um trabalho excelente se a entrega do seu trabalho for excelente. Todos recebem instrumentos inusitados feitos com material reciclado. Incentivados a produzir música, ficam perdidos, sem saber o que estão fazendo. O primeiro passo será entender o que fazer o com o seu instrumento. No segundo passo, aprenderão a tirar sons e notas musicais de seus instrumentos. No terceiro, todos são orientados para chegar à perfeição. Porém, descobrem que de nada vale tocarem uma música perfeitamente se tocarem sozinhos. Afinal, uma sinfonia é tocada por uma orquestra. Por fim, todos executam seus trechos para tocarem juntos um dos maiores clássicos da música: a 9ª sinfonia de Beethoven para entenderem o ciclo da excelência.

Uma das principais competências que precisamos ter para sermos "donos" da nossa própria carreira, seja em um emprego formal, empreendendo ou qualquer outra classificação é o "mindset" de que somos os únicos responsáveis por tirar nossos sonhos do papel. Mas e por onde começar? Depois de diversas experiências realizando projetos do 0, desenvolvemos uma metodologia exclusiva que vai te ajudar a dominar sua produtividade e ser o verdadeiro "Resolvedor" que merece.