Solange Cruz

Presidente a onze anos a escola de samba Mocidade Alegre e lapida sua expertise em carnaval combinando liderança e empreendedorismo, características naturais que a emplacam como uma das mulheres mais estimadas do carnaval Brasileiro. Seu talento vem de um pacto profundo com a particular natureza carnavalesca. Em seu primeiro ano de gestão veio o primeiro campeonato, desprendendo a escola de um jejum de 24 anos sem títulos. À partir disso, a administração da Presidente Solange levou a Mocidade Alegre a novos e impressionantes resultados: desde o início da sua gestão são seis campeonatos, três vice-campeonatos e duas vezes terceira colocada, fruto de espirito aguerrido casado com a polidez do olhar feminino. 

  • • TRANSFORMANDO DESAFIOS EM OPORTUNIDADE
  • • COLABORAÇÃO E ENVOLVIMENTO DA EQUIPE
  • • GESTÃO E CAPTAÇÃO CULTURAL
  • • VISÃO SOCIAL: MANUTENÇÃO DA BAGAGEM ARTÍSTICA
  • • SENSIBILIDADE FEMININA: O OLHAR POLIDO CASADO COM O ESPIRITO AGUERRIDO
  • • CARNAVAL: LIDERANDO UM ESPETÁCULO ARTÍSTICO!

Ter uma comunidade fiel e assídua em cada etapa do processo de produção do carnaval é fundamental para que a magia e o encanto vistos no desfile sejam também sentidos e expressados pelo espectador. Isso só pode ser obtido com a mais absoluta entrega na condução de gestos e ações que visem aproximar o componente das lideranças internas da agremiação. Ir além do que se esperar chegar; Ações e resultados; Pensamento racional aliado ao autocontrole interno; Desenvolvimento de projetos.

Liderar de forma inspiradora transforma os pares dentro de uma instituição. É preciso reconhecer o seu potencial e mostrar que a inspiração que conduz o componente a incorporar o personagem criativo e lúdico do carnaval vem de frutos como vivencia e trabalho em conjunto. Inteligência na tomada de decisões; Dinamismo na gestão das diversas esferas da produção carnavalesca; Diretrizes estratégicas; Comprometimento dos voluntários.

Sua experiente administração com foco na obtenção dos melhores resultados é fortemente comprometida com seu publico interno, e tê-lo como parceiro e agente ativo no debate de ideias e de consensos finais torna-se vantajoso e constante no cotidiano das esferas de trabalho. Recursos econômicos e meios de incentivo; Recursos Criativos; Comprometimento com o resultado; Debate de ideias e consensos finais.

A inclusão social e a geração de valor são características inerentes ao movimento criativo do carnaval. O papel social através da oportunidade de desenvolver diferentes formas de ofícios profissionais possibilita uma janela de formação e evolução humana que vai além do desfile da escola de samba. Despertar o potencial humano; Incremento das ações e produções carnavalescas; Qualificação profissional; Preparo para outras esferas da sociedade.

Força, determinação, e sensibilidade aos detalhes são características inerentes de Solange, tudo isso cercado pelo toque feminino que faz toda a diferença na condução de suas atividades como presidente da escola de samba Mocidade Alegre. Sua gestão participativa na agremiação administra os conflitos internos buscando a solução de controvérsias de modo que o foco no resultado não seja perdido ou colocado em segundo plano. Foco no objetivo central; O detalhe; Tino para uma realidade social de altos e baixos; Emoção X Racionalidade.

A soma dos pilares fundamentais da produção cultural do carnaval de uma escola de samba é pauta das em base musicais, artísticas e humanas, artérias responsáveis pelo resultado final do desfile. Elas operam em conjunto para que o resultado seja compartilhado com inteligência e inovação. Quesitos; Módulo artístico; Módulo musical; Módulo dança; Paixão e Entrega.