Murilo Gun

Murilo foi um dos pioneiros da internet no Brasil. Ganhou dois prêmios iBest como melhor site pessoal, publicou dois livros sobre internet e foi empresário por 10 anos. Formado em Administração, com MBA em Gestão, largou a vida de empresário para ser comediante. Com seu show solo, Comediante e palestrante , depois de uma carreira como empreendedor, resolveu se dedicar ao humor. Foi o pioneiro do stand-up comedy no Nordeste e os vídeos de humor já foram vistos por mais de 15 milhões de pessoas no Youtube. Já participou de diversos programas de televisão como Fantástico, Programa do Jô, Show do Tom, Tudo é Possível, Agora é Tarde, Domingão do Faustão e do programa AMIGOS DA ONÇA (SBT)  e viaja pelo Brasil com suas palestras e shows de stand-up.

  • • O SEGREDO DO FRACASSO
  • • CRIATIVIDADE PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  • • HABILIDADES DO FUTURO
  • Cri-Cri-Cri Criando Crianças Criativas
  • Pense como um comediante

O segredo do fracasso é uma palestra na qual Murilo conta a sua trajetória partindo de meados dos anos 90, quando ele começou a empreender na internet (logo quando a mesma chegou no Brasil) até a mudança de sua carreira, reinvenção como comediante (onde também continuou empreendendo, só que dessa vez individualmente), e mais recentemente, uma nova reinvenção, montando uma startup de educação online, que é a Keep Learning School. É uma palestra sobre Empreendedorismo, porque mostra as suas “andanças” como empreendedor, tudo que aprendeu, todos os fracassos e as aprendizagens que ele teve com cada fracasso e como se recuperou de cada um. Como foi posicionando sua carreira de formas diferentes, em momentos diferentes, sempre empreendendo, independente de ser individual ou coletivo.

Murilo fala muito sobre Marketing pessoal, sobre posicionamento de marca. É uma palestra que fez muito para faculdades, congressos estudantis, porque conecta muito com o jovem que está querendo se encontrar na carreira, encontrar o seu caminho, mas também já apresentou bastante em congressos de Empreendedorismo para adultos, para profissionais, porque ao mesmo tempo fala sobre reinvenção e muitas pessoas (já adultas) estão buscando uma reinvenção de vida. Ou seja, é uma palestra sobre Empreendedorismo, posicionamento de carreira, branding, Marketing pessoal, e assim como todas as palestras dele, é engraçada, porque coloca standup no meio, piadas, traz histórias engraçadas que engajam a plateia e deixam as pessoas atentas.  

É uma palestra sobre criatividade, mas não a criatividade artística. É sobre a criatividade prática, é a criatividade aplicada para a solução de problemas (creative problem solving). Ou seja, é sobre como fazer com que as pessoas (mediante todos os desafios e dificuldades) tenham soluções mais criativas, mais inovadoras e saiam do caminho padrão, do óbvio. O mundo muda numa velocidade cada vez maior e não dá para fazer as coisas do mesmo jeito e esperar resultados diferentes, seria loucura. Por isso, é necessário fazer diferente.

Então, para fazer diferente, é necessário desbloquear algumas habilidades (bloqueadas por diversos fatores) que fomentam a criatividade das pessoas e também fornecer técnicas, ferramentas, para que elas possam gerar soluções diferentes e criativas. É a palestra que Murilo mais tem feito dentro das empresas, no mundo corporativo. Além disso, é uma palestra (como todas as dele) engraçada e divertida porque tem stand up comedy no meio. Ele sempre busca exemplos interessantes, que engajam as pessoas e as deixam estimuladas para modificar as atitudes perante os problemas e desafios diários (seja no trabalho ou na vida como um todo).

É uma palestra baseada numa minissérie realizada pelo Murilo, na qual ele compartilha a visão dele do futuro, a visão dele do que vai acontecer nos próximos anos que irão impactar o mercado de trabalho, e apresenta sua teoria das habilidades que farão a diferença nesse futuro. Então ele faz uma ‘combinatividade’ entre a teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner, um Paper de Oxford, a experiência dele dentro da Singularity e a vivência dele no mercado de trabalho.

Murilo apresenta essa teoria das habilidades necessárias para o futuro, habilidades intrinsecamente humanas, competências que, nas últimas décadas, não se preocuparam em desenvolver e que agora estão fazendo falta, pois são elas que farão a diferença no futuro. É importante alertar a todos (jovens, profissionais, empreendedores) sobre o futuro e quais competências eles precisam observar e avaliar para traçar um plano de desenvolvimento.


Design Thinking é um dos conceitos de maior sucesso hoje em dia no mundo corporativo. Basicamente, é uma metodologia para gerar inovação, que foi inspirada no trabalho dos designers (por isso, recebeu esse nome). Com inspiração no trabalho dos comediantes, criei o "Comedy Thinking", que diferentemente da inspiração-mãe, não é uma metodologia, mas o objetivo também é gerar inovação.