Martha Gabriel

Autora do best seller “Marketing na Era Digital”, livro entre os 10 mais vendidos na área de marketing em 2011 e 2012. Engenheira (Unicamp), pós-graduada em Marketing (ESPM), pós-graduada em Design Gráfico (Belas Artes, SP), mestre e Doutora em Artes (ECA/USP). Ganhadora de 11 Prêmios iBest. Coordenadora e professora do MBA em Marketing da HSM Educação. Professora de cursos de MBA na área de marketing digital na ESPM. Palestrante internacional e autora de artigos em diversos congressos nos USA, Europa e Ásia, tendo apresentado mais de 45 palestras no exterior e recebido três prêmios de melhor palestra em congressos nos USA (2003, 2004 e 2008).  

  • • BRANDING NO AMBIENTE DIGITAL
  • • INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
  • • ECONOMIA DA FELICIDADE : PORQUE UM MUNDO FELIZ É O MELHOR NEGÓCIO
  • • MARKETING PESSOAL E GESTÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL NA ERA DIGITAL

Os avanços das novas tecnologias digitais de informação e comunicação e a sua disseminação na sociedade e mercado têm causado profundas transformações no modo como as pessoas se relacionam com o mundo e entre si, as formas como estudam, aprendem, compram e se divertem, modificando sensivelmente o mercado e a percepção e interação com as marcas. Nesse contexto, esse palestra tem o objetivo de mostrar o impacto da penetração digital no branding e apresentar estratégias alinhadas com essa nova realidade, como transmedia storytelling.

Estamos vivendo a Era do Crescimento Exponencial, que segundo o cientista Ray Kurzweil, tem impactado a humanidade em uma velocidade sem precedentes na história da humanidade. Essa aceleração em todas as áreas do conhecimento tem causado mudanças constantes no cotidiano, e como consequência, nos deparamos com problemas e desafios inéditos todos os dias. Nesse contexto, uma das principais habilidades que as empresas e indivíduos precisam ter para sobreviver e ter sucesso é a capacidade de inovar. Não se consegue resolver problemas inéditos com soluções prontas, já testadas. A palestra abordará a inovação como metodologia e estratégia empresarial, discutindo também a criatividade e o crowdsourcing, áreas intimamente conectadas ao assunto.

A economia industrial está dando lugar à economia digital. Nesse novo cenário, para ter sucesso no mercado, as empresas precisam de colaboradores que funcionem como pequenas peças de um sistema, formando uma rede em que cada um faça a diferença. Para tanto, as pessoas têm que ter suas almas alinhadas com o trabalho, e não apenas fazerem o que lhes é determinado. E para que isso aconteça, é preciso que os colaboradores estejam felizes. Diz uma máxima Zen, "Quem é mestre na arte de viver, pouco distingue entre o trabalho e o lazer, entre sua mente e seu corpo, entre estudo e recreio". Além de bem-estar, a felicidade traz benefícios para a saúde, produtividade e relacionamentos. No entanto, infelizmente, a felicidade tem se tornado um recurso escasso. As economias e a sociedade têm deixado a felicidade em uma posição secundária devido às pressões sociais e estabelecimento de padrões gerais para todos. A palestra aborda o tema da felicidade e sua importância, e discute a economia da felicidade, em que os índices de felicidade interna bruta de um país são mais importantes do que o PIB.

Cada vez mais, a nossa presença digital, o nosso "ser digital", torna-se tão importante quanto o nosso ser biológico, complementando-o. Dessa forma, desenvolver nossa presença pessoal no ambiente digital passa a ser essencial e estratégico para a gestão da nossa carreira profissional. O nosso comportamento online pode contribuir, em muito, para o sucesso ou fracasso da nossa carreira profissional. Assim, a palestra apresentará as transformações que a disseminação das tecnologias digitais têm causado na sociedade e o seu impacto na carreira profissional, discutindo ameaças e oportunidades da sua gestão estratégica.