Marcelo Pimenta

Jornalista, professor e empreendedor, é um dos pioneiros da Internet no Brasil, com 20 anos de experiência como empreendedor digital.
Professor da ESPM/SP, responsável pelas disciplinas de Gestão da Inovação e Design Thinking.
Professor do portal “MeuSucesso.com”, responsável pelos temas inovação e criatividade.
Editor de livros e cartilhas sobre empreendedorismo, inovação e modelo de negócios, incluindo o TREM (Trilha de Referência para o Empreendedor).
Representa o Brasil na Rede Acadêmica NetExplo que, com o apoio da Unesco, identifica todos os anos as principais inovações digitais que afetam a sociedade.

  • • LIDERANÇA CRIATIVA NOS NEGÓCIOS
  • • CRIATIVIDADE QUE GERA INOVAÇÃO
  • • INOVAÇÕES QUE MUDAM TUDO

O novo líder fortalece e promove a empatia, a colaboração e a experimentação O desafio é engajar equipes para que se comprometam com resultados – tendo autonomia para ajustar as velas e garantir a chegada no destino. A palestra reúne exemplos e revela as caraterísticas e os caminhos para que o gestor atue como um empreendedor, exercendo a liderança criativa no seu dia-a-dia. Porque precisamos de liderança criativa? A cultura do design como estilo de liderança: empatia, a colaboração e a experimentação. As seis características da liderança criativa: Fazer acontecer, promover mudança, assumir riscos, ouvir a intuição, exercitar pensamento sistêmico e ter inteligência social. Dicas, práticas e comportamentos para a liderança criativa.

Todos somos criativos, precisamos é recuperar a confiança no pensar diferente Exemplos, casos e histórias no Brasil e no exterior que inspiram a adoção de comportamentos mais criativo no dia-a-dia, para resolução de problemas, transformação de obstáculos em oportunidades e uma postura proativa frente a inovação. Inclui exercícios realizados ao vivo e dicas para provocar mudança de comportamento imediata nos participantes. Criatividade, invenção e inovação. Todos nascemos criativos? Como recuperar e desenvolver a confiança criativa. O jeito de pensar do designer e a caixa de ferramentas para estimular a criatividade

Empreendedorismo, startups & cidades inovadoras Sensibilizar positivamente os participantes de que é melhor ser agente de mudança do que ser reativo a ela Novas tecnologias, a sociedade conectada, o novo poder das redes e da colaboração exigem uma decisão de todas as organizações: inovar ou morrer. Nanotecnologia, internet das coisas, robótica, inteligência artificial, economia colaborativa, “Do It Yoursef”, Fintechs, organizações exponenciais e disruptivas apresentados de forma clara e divertida. A velocidade das mudanças. Casos atualizados de inovação (incluindo casos mundiais premiados no NetExplo, estudo da Unesco do qual o palestrante é conselheiro, que identifica as principais inovações que mudam o mundo). Tendências. Como vencer o desafio da inovação contínua.