José Vicente Silva

Coronel reformado da PM de São Paulo, ex-secretário nacional de segurança pública, foi consultor do Banco Mundial, com mais de 150 artigos publicados, mais de mil entrevistas em diferentes órgãos da mídia (incluindo páginas amarelas da Veja).
Tem mestrado em psicologia social pela USP (com dissertação sobre liderança) e concluiu os créditos do doutorado em administração (FEA/USP).
 Foi colunista do Jornal da Tarde, é colunista do jornal O Vale, foi colunista/comentarista das rádios CBN, Eldorado e Estadão. É professor dos cursos de pós graduação da Academia da Polícia Militar de São Paulo.


  • • A Segurança pública
  • • Segurança pessoal para treinamento em CIPA.
  • • Liderança do coronel

A crise na segurança no Brasil, seus custos, os principais problemas, causas, soluções possíveis; até que ponto o problema é da polícia, outros parceiros da solução. Os discursos enganosos da solução. O uso das forças armadas e seus equívocos. Exemplos que funcionam no exterior e no Brasil.

A redução de riscos pessoais Os reais perigos e os cuidados para as pessoas no cotidiano. Cuidados nas ruas, cuidados com o uso de cartões, cuidados nas ruas, cuidados nos veículos (andando, estacionando), cuidados nas residências, cuidados em viagens, cuidados de crianças e idosos. O que fazer numa situação de alto risco na presença de assaltantes em casa e na rua.

Quando o plano B não é opção Há lideranças que precisam se preparar para momentos de alto risco, quando a sua organização está sob ameaça de pesados danos que podem afetar seus membros, seu funcionamento e até sua existência. Se fatores externos são inevitáveis, há que se criar forças dentro das organizações para enfrentar com êxito as dificuldades sejam de um inimigo perigoso, da concorrência predatória, de regulações esdrúxulas do governo ou inovações tecnológicas. Liderar pessoas para esse enfrentamento requer concepções e práticas diferentes do gerenciamento motivacional habitual.