José Salibi Neto

Cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva, Salibi conviveu e trabalhou por mais de duas décadas com os principais pensadores da gestão mundial, incluindo Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter, Philip Kotler, Tom Peters e Jim Collins, e com líderes mundiais como Bill Clinton, Al Gore e Tony Blair.
Foi ainda cocriador da HSM Management (principal publicação de Gestão do mercado editorial brasileiro), da ExpoManagement (maior Exposição e Congresso de Management do mundo), da ManagemenTV (primeiro canal de TV de Gestão 24 horas) e da HSM Experience (a mais completa plataforma digital de conteúdo de management), atém de ter levado a HSM para Argentina, Colômbia, México, Itália, Espanha e Estados Unidos.
Autor dos best-sellers Movidos por ideias e Gestão do Amanha, graduou-se pela Moore School of Business, da Universidade (EUA), e obteve o MBA em International Business pela mesma instituição. 
Em sua autobiografia, o professor Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, dedica um capítulo inteiro ao trabalho de Salibi, a quem chama de “empresário extraordinário”.

  • • Gestão do Amanha: Gestão, inovação e liderança para vencer na 4a Revolução Industrial
  • • A Empresa como Plataforma de Negócios e a Nova Liderança
  • • A Arte de Fazer Perguntas Transformadoras
  • • Entendendo Peter F. Drucker: Os Pilares da Gestão Vencedora
  • • Empreendedorismo de Alta Performance: a história de empreendedorismo de José Salibi Neto e a evolução do pensamento gerencial dos últimos 30
  • • Talk Show com JOSÉ SALIBI NETO

Não existe outro momento mais vibrante na história recente da humanidade. Um ambiente repleto de desafios reserva oportunidades até então não mapeadas. O mundo está em aberto. A vida está em aberto. O que fez empresas como Netflix, AirBnB e Uber assumirem o lugar de companhias e modelos de negócios aparentemente consagrados e indestrutíveis? O que nos reserva o futuro? Embora muito se tenha falado sobre esses novos players do mercado, ainda há inúmeras dúvidas sobre como será o futuro do mundo corporativo, com seus diversos modelos de empresas e negócios, muitos dos quais ainda se consideram inabaláveis. Essa nova Era é conhecida como a 4ª Revolução Industrial, a mais abrangente, profunda e ampla da história, e com essas mudanças, o modelo de gestão também precisa mudar. Esta palestra apresenta um panorama completo dos modelos de gestão ao decorrer da história e qual deve ser o modelo nesse novo momento no qual estamos vivendo. - O futuro não é mais como era antigamente; - Qualquer companhia desenhada para ter sucesso no século XX está destinada a fracassar no século XXI; - Quais são os modelos de gestão na 4ª Revolução Industrial; - O ensino tradicional de gestão está falido? - O perfil do líder da 4ª Revolução Industrial.

Qual é o novo tipo de líder que está emergindo e quais são suas qualidades - Quais sempre foram as 10 qualidades de um grande líder. Será que todas elas ainda são relevantes? - Como é possível não fazer nada errado e, ainda assim, perder. E fazer tudo certo e, ainda assim, não ter sucesso - O que são “efeitos de rede” e por que são fundamentais para a estratégia de plataformas - Quais as grandes rupturas do últimos 10 anos, por que elas estão se tornando cada vez mais comuns e como sobreviver a elas (e lucrar). - Por que as organizações vencedoras de hoje são aquelas que, orientadas a seus clientes, evoluem como plataforma de negócios - Quais são as novas abordagens para a estratégia e os novos estilos de liderança que as plataformas exigem

- Por que é tão importante saber fazer as perguntas certas e o que nos impede de fazê-las - Como podemos melhorar nossa capacidade de fazer grandes perguntas - Como incorporar a arte de fazer perguntas ao DNA organizacional - Como passar das perguntas à ação - Por que grandes perguntas podem levar a resultados inimagináveis - Como se manter sempre em busca das perguntas certas - Qual é a pergunta mais famosa da história do mundo dos negócios – e quais são algumas das melhores respostas - As perguntas essenciais de Peter Drucker, Jim Collins e Tony Robbins

Baseado nos meus 14 anos trabalhando com Peter Drucker em diversas frentes. (duração de 4 à 5 horas) - Quais são os grandes conceitos de Drucker sobre os quais se construíram os pilares da gestão moderna - Qual é a única razão de ser de um negócio - Por que os fatores tradicionais de produção não mais garantem vantagem competitiva – e como a gestão tornou-se o fator decisivo - Como grandes líderes conseguem que pes- soas comuns façam coisas incomuns - Quais são as 5 perguntas mais importantes que toda empresa deve se fazer - Por que valor para o cliente e valor para a empresa são sempre muito diferentes – e como sincronizá-los - Como descobrir o que é prioritário a fim de não priorizar o irrelevante - Por que tudo o que precisamos saber sobre o futuro é que ele será diferente do presente e por que preservar o passado é muito mais arriscado do que construir o futuro - Quais são as 7 grandes oportunidades de inovação disponíveis a toda empresa - Por que grandes líderes são aqueles que sabem fazer as perguntas certas e por que a coisa mais perigosa que existe é fazer as perguntas erradas - Como o conhecimento se tornou transna- cional e portátil – e por que ele é inútil se não for convertido em ação - Como grandes líderes conseguem ouvir o que não é dito e por que a esmagadora maioria dos problemas de gestão é causada por comunicação ineficaz

Neste workshop, José Salibi Neto conta toda sua trajetória e a da HSM como um case de empreendedorismo de sucesso, desde o início da fundação da empresa nos anos 80 em um ambiente econômico hostil (mais de 5.000% de inflação ao ano). Descreve como, mesmo sem recursos, ajudou a transformar todo o pensamento de Gestão no Brasil (e em outros países – a HSM já esteve presente em 6 países), acompanhado pelas grandes mudanças no Management: de onde viemos, aonde estamos e para onde vamos.

José Salibi Neto é um dos principais protagonistas do conhecimento sobre Gestão no Brasil. Como um dos fundadores da HSM foi responsável por colocar o país no mapa dos principais pensadores do management mundial e interagiu, pessoalmente, com personalidades como Peter Drucker, Tom Peters, Philip Kotler dentre outros. Ao longo de mais de 30 anos em sua jornada teve a oportunidade de conduzir Talk Shows com as principais personalidades globais como Jack Welch, Michael Phelps, Al Gore, Bill Clinton, Tony Blair, Abilio Diniz e Luiza Helena Trajano entre outros em eventos que contam com audiências compostas por milhares de líderes empresariais em todo o mundo. Agora é possível levar toda essa experiência para seus eventos corporativos com a mesma qualidade dos principais eventos de gestão do mundo por um dos maiores conhecedores do management que tanto pode ser o entrevistado do evento quanto conduzir Talk Shows com convidados.