PALESTRANTE

Newton Cannito

Newton Cannito

Newton Cannito é autor-roteirista de televisão, atualmente contratado da Rede Globo. É doutor em Cinema e TV pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Durante o governo presidente Lula, foi Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura. Foi roteirista da série “Cidade dos Homens” e dos longa metragens “Quanto vale ou é por quilo?” (Sergio Bianchi) e “Bróder” (Jeferson De). Dirigiu dois documentários humorísticos polêmicos e premiados: “Violência SA” e “Jesus no Mundo Maravilha”. É criador e roteirista chefe do seriado “9mm: São Paulo” (Fox), vencedor do APCA de melhor programa de Teledramaturgia da TV Brasileira. Foi roteirista da telenovela “Poder Paralelo” (de Lauro Cesar Muniz). Autor de oito livros.

Temas

Audiovisual, Storytelling e Liderança.

Principais Palestras / Tópicos

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

O que a criação e a produção de cinema pode ensinar a empresários e executivos

 

O cinema é uma indústria de protótipos. Cada filme é único e precisa de muita inovação. Na era das Economias Criativas, não é só a indústria cinematográfica que precisa se preocupar em ser inovadora. As técnicas de gestão criativa e de criação de inteligência coletiva são usadas há décadas pela indústria audiovisual e podem servir de inspiração para outras empresas.

 

  • Potencialização da criatividade;

  • Catalisação da inovação;

  • Projetos bem sucedidos: 9mm: São Paulo, Cidade dos Homens.

 

 

 

LIDERANÇA TROPICALISTA

 

Esta palestra mostra como os valores da estética tropicalista podem ser aplicados a uma nova forma de liderança, orientada para a inovação, tanto na esfera pública como na da iniciativa privada. Nela, relato e reflito sobre essa forma de gestão, experimentada por mim quando fui secretário de Audiovisual no Ministério da Cultura.

 

  • Movimento tropicalista nas artes;

  • Gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura;

  • Liderança criativa;

  • Experiência como Secretário do Audiovisual.

 

 

 

A ÉTICA DA FLORESTA E O ESPIRITO DAS ECONOMIAS CRIATIVAS

 

Palestra baseada em artigo de minha autoria, que mostra como funcionam as redes das economias atuais. Pautando-me em conceitos ecológicos, mostro como a economia criativa é diferente da economia da era fabril, e falo dos princípios que as pessoas precisam ter para prosperar neste novo momento.

 

  • Funcionamento das redes econômicas;

  • Novas economias;

  • Conceitos ecológicos e economia criativa.

 

 

 

STORYTELLING PESSOAL - AUTOBIOGRAFIA E AUTOCONHECIMENTO

 

Criar sua autobiografia e entender o significado de todas as suas ações, saber selecionar os momentos mais significativos e emblemáticos é uma maneira de se conectar com sua verdadeira missão de autoconhecimento. Aprender a selecionar e contar esses fatos usando o conhecimento de estrutura narrativa é o dado final que ajudará você a construir uma imagem pública adequada a seus objetivos. 

 

  • Técnicas de reconstrução da própria história;

  • Compreensão do significado e sua história;

  • Comunicação com maior consciência de sua identidade;

  • Análise de grandes autobiografias (em vários tons, dramáticos e cômicos).

 

 

 

E O VENTO NÃO ME LEVOU - ANALISE O CENÁRIO E ASSUMA O CONTROLE SOBRE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. USE O CINEMA PARA APRENDER A VIVER.

 

Toda narrativa é um laboratório de experiência existencial. O ser humano usa a narrativa para entender sua vida e testar possibilidades. Esta palestra analisa como os vários discursos narrativos influenciam nossas vidas, e nos orienta a escolher e a criar com liberdade a narrativa mais adequada à nossa própria história.

 

  • Socializar o poder de criação narrativa;

  • Criação de personagens, cenários e cenas;

  • Superação de uma visão melodramática da realidade.

 

 

 

 AUTOBULLYING, HUMOR E AUTOCONHECIMENTO - SUB-TÍTULO: COMO USAR O HUMOR PARA SUPERAR PEQUENAS PARANOIAS E OBSESSÕES E PARA LIBERAR A CRIATIVIDADE.

 

Através de exemplos concretos e engraçados, mostraremos como o humor pode ser utilizado a seu favor e a de sua equipe. Também ensinaremos técnicas de construção de humor e faremos exercícios que ajudem a soltar os participantes, para todos brincarem entre si.

 

  • Técnicas de desconstrução de personagem;

  • Zombar de si mesmo;

  • Técnicas de humor.

 

 

 

STORYTELLING E O PODER DA FÁBULA

 

Dentre as várias possibilidades de se trabalhar com storytelling, a fábula é a mais poderosa, por ser uma das mais acessíveis formas narrativas de organizar a experiência humana, individual e coletiva. Ela tem o poder de dar nobreza a um enredo, na medida em que explora a capacidade dos personagens e conecta o espectador com a magia dos grandes feitos.  

 

  • Análise das características principais da fábula;

  • Análise do Poder da Fábula;

  • Utilização da fábula na criação e coesão de grandes impérios – e grandes empresas.

 

 

 

STORYTELLING PARA ADVOGADOS, JORNALISTAS E PUBLICITÁRIOS

 

A capacidade de perceber as narrativas que ligam os fatos é essencial em inúmeras profissões. Jornalistas, advogados e publicitários trabalham com isso diariamente. Entender como usar a narrativa para construir um ponto de vista é útil em inúmeras situações. Esta palestra foi elaborada para atender à demanda de cada profissão, com exemplos específicos de cada uma dessas áreas.

 

  • Análise das características principais da narrativa;

  • Socializar o poder de criação narrativa;

  • Potencialização da criatividade.

Vídeos


ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS CONSULTORES
Telefones: (12) 3672 5532 • 3413 0004 • 3022 0474 • 98250 6250
E-mail: contato@polopalestrantes.com

Newsletter