PALESTRANTE

Eduardo Carmello

Eduardo Carmello

Conferencista Nacional, indicado 6 vezes ao TOP 5 do prêmio Top of Mind de Recursos Humanos;

Consultor Organizacional e Educacional especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, trabalhando dentro do modelo de Competências com foco em Desempenho;

Professor da FGV-SP: MBA Gestão Estratégica e Econômica de Pessoas;

Autor dos livros “Gestão da Singularidade: alta performance para equipes e líderes diferenciados”, “Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor“ (Editora Gente 2008) e Supere: a arte de lidar com as adversidades.

Temas

Gestão estratégica, Liderança, Inovação, Cultura Organizacional. Fortalecimento de equipes, Gestão por competências e engajamento e eficácia organizacional.

Principais Palestras / Tópicos

Resiliência: mantendo competência em ambientes de mudança

A Resiliência, que em termos empresariais pode significar “a capacidade de antecipar-se, de responder flexível e competentemente e crescer na adversidade”, pode nos ajudar a alcançar resultados positivos e fazer com que possamos conseguir manter nossas competências frente a situações ameaçadoras e imprevisíveis. 
Desenvolver competências num cenário de mudanças é um processo amplo e complexo que permite à empresa e o colaborador atingir seus maiores ideais.
Nesse processo de desenvolvimento, estão inseridos elementos fundamentais como a disseminação da Consciência Estratégica, o alinhamento dos valores e objetivos profissionais e o aprimoramento das competências necessárias para construir o futuro desejado. 
Algumas estratégias estão sendo aplicadas para que a Empresa e seu Capital Humano gerenciem melhor a forma pela qual lidam com as mudanças e sua complexidade (mais consistente, menos traumática e mais inteligente), assim como mantenham sua vantagem competitiva num cenário dinâmico e instável.
A Resiliência, que em termos empresariais pode significar “a capacidade de responder flexível e competentemente e crescer na adversidade”, pode nos ajudar a alcançar resultados positivos e fazer com que possamos conseguir manter nossas competências frente a situações ameaçadoras e imprevisíveis.
Objetivos:
  • Oferecer conhecimentos e ferramentas para capacitar e se relacionar com pessoas em ambientes de turbulência e mudança;
  • Desenvolver a capacidade humana de enfrentar adversidades sucessivas ou acumuladas sem prejuízos para o desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Manter competências sob ameaças, adversidades ou imprevisibilidades;
  • Alcançar resultados positivos em situações de alto risco (acúmulo de estresse e pressões).


Gestores de Resultado: sua empresa merece tê-los

Empresas de Alta Performance não podem se dar ao luxo de desperdiçar dinheiro, tempo, conhecimento, talentos... Há um enorme desperdício econômico, social e de conhecimento quando a empresa não alinha sua Estratégia à Cultura e Liderança, restringindo o fluxo de conhecimento que produz produtos e serviços desejáveis.

Grande parte do sucesso da Estratégia vem da capacidade dos gestores de orientar, engajar e capcitar sua equipe para uma execução exemplar. O sucesso dessa execução provém da alta competência dos Gestores que para transformar Estratégia e Valores em excelência de execução.

O objetivo desta palestra é orientar os Gestores sobre como os Resultados podem ser maximizados quando há um alinhamento consistente entre Estratégia, Cultura e Liderança. 




Gestão da Mudança em ambientes de complexidade

 Mudar deixa de ser uma obrigação e passa a ser uma oportunidade de desenvolvimento competitivo, indispensável para aperfeiçoar a Capacidade Organizacional e o Capital Humano.

Na busca pela criação de valor sustentável, é imprescindível que se desenvolva uma estrutura eficaz para "dominar" a mudança, alavancando os recursos permanentes, preservando o que houver de melhor, descartando o que não funciona e criando as inovações necessárias para que a empresa possa utilizar o melhor de si para criar o futuro que deseja.

A razão desta palestra interativa é mostrar como a mudança estruturada pode garantir que a empresa se mantenha perene e competitiva, num mercado cada vez mais instável e dinâmico.  



Gestão da Singularidade: alta performance para equipes e líderes diferenciados

Gestão da Singularidade é a capacidade que um Gestor tem de maximizar os Resultados da sua Organização através da melhoria de Performance e Inovação de sua Equipe, construindo estratégias diferenciadas para talentos em níveis diferenciados de Performance, Engajamento e Conhecimento.

A palestra aprimora o Lider para compreender como reter, orientar e engajar os talentos de sua equipe para que possam ser mais produtivos e inovadores.
Como mudar o modelo mental da Gestão e Educação Corporativa, analisando os desafios futuros e construindo conhecimentos rápidos e consistentes para que Líderes e Equipes possam responder à altura.



Engajamento de Talentos e Cultura de Valor
Uma Cultura de Performance é o conjunto de crenças, valores, procedimentos e princípios desenhados e manifestados pela organização com o intuito de promover a excelência da gestão e o crescimento da empresa. A Cultura de Performance é alinhada com a estratégia da empresa para fortalecer a Marca, melhorar sua Reputação, gerenciar e reter os Talentos da organização e promover seu futuro sustentável. 

É preciso produzir um alinhamento e vínculo estreito entre a cultura de performance e a estratégia de negócios pretendida, permitindo que a mesma possa executar com eficácia os processos que produzem valor para a organização. 

Oferece, esclarece e cobra os critérios de decisão que devem ser tomados diante de problemas de adaptação, fornecendo grande alavancagem na concretização de sua estratégia. 



Crescimento e Alta Performance em Vendas

 Num mundo repleto de transformações, Gestores de Vendas são cada vez mais desafiados a atingirem objetivos agressivos e dinâmicos, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios complexos que interferem na conquista do posicionamento estratégico de seus produtos.

Mudanças são uma constante no mundo corporativo e a equipe de vendas precisa ser resiliente, engajada e trabalhar em equipe para crescer em ambientes de complexidade e mudança.

Vendedores resilientes respondem bem a mudanças e crescimento em vendas, sabem planejar e executar com excelência, promovendo decisões e ações gerenciais que resultam em aumento de desejo de compra de seus produtos, impactanto positivamente nos resultados comerciais da Organização.

Para manter sua vantagem competitiva, Lideres de Vendas precisam constantemente de conhecimentos estratégicos e atitudinais que os ajudem na conquista de seus resultados comerciais e na fidelização de seus clientes.



O Gestor como Design Thinker

Design Thinking é uma abordagem e um processo para a resolução de problemas complexos, desenvolvido de forma colaborativa e centrado no humano.

A palestra e o seminário “O Gestor como Design Thinking” tem capacitado gestores para trabalhar com eficácia na resolução de problemas e criação de oportunidades dentro e fora da Organização. Ele desenvolve a mentalidade, os estágios e as ferramentas necessárias para incrementar os negócios, empatizar com as necessidades dos diversos stakeholders e produzir os conhecimentos que servirão para catalisar a inovação dos processos e a criação contínua da melhor experiência aos seus funcionários e clientes.

Como diz Tim Brown, um dos maiores especialistas de Design Thinking, “a evolução natural de fazer design a pensar design reflete o crescente reconhecimento por parte dos líderes de negócios que o design se tornou importante demais para ser deixado exclusivamente aos designers"

É uma oportunidade para líderes e organizações que querem crescer com velocidade e consistência e precisam utilizar uma abordagem sistêmica à solução de problemas e criação de oportunidades, tanto para seus clientes quanto para os seus funcionários.

 Objetivos:

  • Demonstrar o Design Thinking como uma metodologia poderosa de resolução de problemas e criação de oportunidades de melhora de toda a cadeia produtiva dos clientes internos e externos;
  • Ajudar os gestores a pensar e agir como um Design Thinker, resolvendo os próprios problemas e questões de estratégia, cultura, processos e pessoas, vividos na organização;
  • Utilizar o pensamento sistêmico e a utilização de estágios e ferramentas do Design Thinking para conduzir a inovação e o crescimento de seu departamento equipe e organização.

 

 

Criatividade e Inovação que faz Acontecer

Uma das habilidades mais importantes no mundo de hoje é a Criatividade, sendo comprovado de várias formas, em especial pelo tipo de perfil que as empresas buscam quando promovem mudanças e estabelecem inovações.

Objetivos:

  • Promover habilidades criativas focadas para resolver problemas de maneiras inusitadas, enxergar coisas diferentes naquilo que todos olham e nada percebem de anormal e criar novos produtos e serviços;
  • Incorporar os diferentes pontos de vista dos membros do grupo, transformando idéias em serviços e produtos concretos e bem sucedidos.

 

 

Valores, Ética e Meritocracia aplicada

Um dos maiores desafios de uma Organização de alta performance está em criar a congruência entre o discurso e a prática dos princípios, processos e valores aos seus clientes funcionários.

A dura realidade é que, durante os momentos de turbulência e pressão, a maioria dos profissionais trocam Valores e Cultura correta e alinhada à estratégia, pelo simples batimento de metas ou a conquista de resultados a qualquer custo. No momento de tensão, muitos profissionais acabam fazendo as coisas “do seu jeito” em vez de praticar o “jeito correto” que a Organização propõe.

Meritocracia no Mercado Corporativo fomenta a orientação, engajamento, capacitação e premiação por mérito (do latim meritu, mérito e cracia, poder). Em síntese, é um modelo de Gestão que premia a apoia quem entrega o prometido, quem alcança as metas com ética e eficácia. Para a Organização, é um excelente modelo para alavancar o Desempenho Organizacional, mantendo e aprimorando a eficácia, reputação e credibilidade perante aos diversos interessados, como os clientes, funcionário e acionistas.  

O modelo meritocrático nas Organizações é composto pelo esclarecimento da Identidade Organizacional, clareza dos principais objetivos, definição de metas alinhadas à estratégia, definição das expectativas de performance da empresa e de seus funcionários, orientação e acompanhamento das metas, avaliação e gestão do desempenho singular de seus funcionários, seguido de feedback constante, planos de desenvolvimento individual e um processo de capacitação que ofereça aos funcionários total condição para que possam alcançar os objetivos estratégicos.

Profissionais éticos e completamente alinhados com os Valores da Organização são fundamentais para a manutenção da Reputação e Performance agora e no futuro.


Aprendizes do Futuro: como incorporar conhecimento e transformar realidades

Para suportar as intensas mudanças nos próximos 10 anos é necessário criar estratégias de capacitação onde a atenção esteja focada não no ensinar, mas no fomento da aprendizagem autodirigida que modifica o desempenho e transforma realidades.

 

Saber criar situações ou ambientes em que os aprendizes possam ser originais e sintam um alto nível de gratificação pessoal (sucesso psicológico, afirmação, sensação de ser essencial), desenvolver seus talentos e saber empreender são atividades de valor para saber agir e criar um mundo sustentável.

 

Liderança Eficaz e Futuro Sustentável

Num mundo repleto de transformações, os Líderes estão sendo desafiados a atingirem objetivos estratégicos e dinâmicos, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios complexos na força de trabalho, que clamam por novos conhecimentos, valores, comportamentos e competências. Esses desafios originam-se de “lacunas” que surgem enquanto as lideranças procuram adequar rapidamente seu pessoal, processos e tecnologias, a fim de atender a demandas competitivas e buscar novas direções.

O objetivo dessa palestra é conscientizar os líderes sobre a importância do conceito “liderança Servidora” que utliza suas competências para criar o futuro desejado e alinhar objetivos, valores e competências de seus colaboradores para alcançar os objetivos estratégicos da Organização.



Talento Nova Era : Empoderamento, Resilência e Accountability Atributos dos profissionais de excelência

Para lidar com um mercado cada vez mais inteligente, flexível e descentralizado, as empresas de alta performance solicitam cada vez mais de seus talentos a presença, comprometimento, accountability, empenho e principalmente, o espírito de equipe afinado e sinérgico em suas ações, para criar o valor e o diferencial necessário. 

Profissionais dedicados que se alinham com os objetivos estratégicos da empresa, fazendo parte de um time de profissionais que são apaixonados pelo sucesso. Que se comprometem a entregar o que foi prometido, se antecipando aos desafios e obstáculos, como um resiliente. 

Encantam e conquistam seu espaço porque trabalham em equipe, compartilham seus conhecimentos, dividem glórias, aplicam os valores defendidos no código de condutas. Estes profissionais utilizam seu tempo desenvolvendo as competências, habilidades e atitudes necessárias para atingir qualidade e excelência no prazo combinado. Pois eles sabem que não existem grandes prêmios para resultados médios. Esses profissionais merecem ser reconhecidos pelo seu desempenho fomentando sempre entre os colaboradores um clima de otimismo, proatividade, confiança e constante busca por maiores e dignos desafios.



Gestão da Complexidade

Estamos trabalhando em um mercado profundamente influenciado pela complexidade, volatilidade e incerteza. As oportunidades e ameaças, mais do que se apresentarem de forma menos previsível, rápida e intensa, se combinam e se conectam de tal forma que criam cenários singulares, únicos. O conhecimento que criamos no passado nem sempre faz frente à tal exigência. 

Segundo o relatório do ICCPM-20111, Global Perspectives and the Strategic Agenda, 2025, as Organizações que gerenciam a complexidade e o inesperado têm desempenho 10 vezes superior às que não o fazem. 

É perfeitamente possível lidar com a complexidade, utilizando-a como catalisadora de novos projetos de gestão, liderança e também de criação de novos produtos, serviços e experiências. 

Podemos ampliar nossa forma de pensar e atuar sistemicamente, aprendendo a lidar com vários elementos envolvidos numa demanda ou problema, criando conhecimentos e soluções em nível superior de dinamicidade, complexidade e valor.



RH como agente transformador e influenciador da estratégia

Vivemos numa sociedade em mudanças e num momento excitante para as organizações. A sociedade e o mundo globalizado elege uma organização voltada para o conhecimento, com uma crescente evolução nas formas diferenciadas de gestão de pessoas, onde florescem indivíduos e equipes mais ágeis, flexíveis e inteligentes que focam suas competências para buscar e criar novas oportunidades de negócio que ampliam os resultados organizacionais. Gerir pessoas é um processo amplo e complexo que permite à empresa atingir seus maiores ideais. 

O RH tem uma capacidade enorme de se tornar credibilizado e relevante quando assume o papel de AGENTE TRANSFORMADOR, liderando os Talentos da Organização para os objetivos estratégicos que transforme a organização numa empresa mais competitiva. 

Para isso é fundamental que a equipe de Rh esteja coesa, cooperativa e integrada, com altíssima competência para criar, gerir e compartilhar conhecimento que posicione a empresa como competitiva e valorosa.

 

Vídeos


ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS CONSULTORES
Telefones: (12) 3672 5532 • 3413 0004 • 3022 0474 • 98250 6250
E-mail: contato@polopalestrantes.com

Newsletter