PALESTRANTE

Claiton Fernandez

Claiton Fernandez

Doutorando e mestre em Administração, pós-graduado em Administração de Empresas e Administração de Recursos Humanos. Palestrante internacional acumula experiência como Presidente de Conselho Administrativo, CEO e gestor de negócios nas áreas esportiva, corporativa e pública. Professor da FGV de cursos MBA’s e do programa Gestão do Esporte da FIFA/CIES. Consultor de negócios do Programa Desenvolvimento de Líderes junto ao Banco Bradesco. Membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Requisitado em convenções, congressos, seminários, simpósios, workshops e encontros setoriais, reuniões de gestores, programas de desenvolvimento de lideranças, equipes de alta performance, eventos abertos. Autor e escritor. 

Temas

Estratégia, Gestão, Governança

Principais Palestras / Tópicos

2014: O QUE ESPERAR DA ECONOMIA BRASILEIRA EM ANO DE COPA E DE ELEIÇÕES?

 

As eleições presidenciais e a Copa do Mundo possivelmente irão alavancar significativamente a economia brasileira em 2014. Os investimentos em tecnologia, infraestrutura, desenvolvimento urbano e as oportunidades geradas em vários nichos de mercado, poderão promover um crescimento econômico interessante no país. O momento, no entanto, impõem desafios e ações cautelosas na gestão da política econômica, notadamente das políticas fiscal e monetária, e das estratégias a serem adotadas para que não haja descontrole da inflação e do câmbio. No cenário global, a recuperação dos Estados Unidos traz impactos na inflação e nos investimentos.

 

  • Cenário econômico para 2014;

  • O significado das eleições no cenário econômico;

  • Expectativa econômica antes e pós Copa;

  • Indicadores econômicos e desempenho setorial;

  • Variáveis da política econômica;

  • Melhores investimentos para 2014.

 

 

 

COMO FORMAR UMA SELEÇÃO CAMPEÃ DE VENDAS

 

O sonho de toda empresa é ter clientes satisfeitos, reduzir custos desnecessários, vender cada vez mais e garantir a rentabilidade desejada. Para alcançar estas premissas, é necessário ter profissionais que formem uma seleção campeã em vendas, com estratégias e metas bem definidas, consciente das suas potencialidades, desafios e dificuldades. Alinhar competências e comportamentos com cases de sucesso, serão a tônica desta palestra.

 

  • Características e qualidades de uma seleção campeã de vendas;

  • Preparação, planejamento e estratégia;

  • Geração de valor para os profissionais e os clientes;

  • Estratégias de sucesso na formação da seleção brasileira pentacampeã;

  • Os efeitos da Copa 2014 para vender mais e melhor.

 

 

 

IMPACTOS E OPORTUNIDADES DA COPA NO BRASIL

 

A Copa está mudando a cara do País, promovendo inúmeros impactos e oportunidades que estão movimentando todos os segmentos da economia nacional. As organizações e os profissionais que estiverem atentos a este momento e souberem melhor aproveitar às oportunidades que estão sendo criadas, poderão elevar os atuais patamares de seus negócios e gerar crescimento profissional.

 

  • Cenário do futebol mundial e brasileiro;

  • Marca das Copas recentes;

  • Copa do mundo no Brasil;

  • Impactos e oportunidades;

  • Desafios e legado.

 

 

 

LIÇÕES DE GESTÃO ESTRATÉGICA: DA COPA PARA O MUNDO DOS NEGÓCIOS

 

Um megaevento da grandeza da Copa deveria contemplar governança, planejamento, funções definidas e delegadas, gestão eficaz e transparente, adequar pessoas, processos e recursos para obter equilíbrio econômico-financeiro. No entanto, os papéis nunca estiveram bem definidos. O que o mundo dos negócios pode aprender com a gestão empregada na Copa do Brasil? Quais as contribuições do modelo de governança e de planejamento estratégico das Copas da Alemanha e da África do Sul?

 

  • O modelo e a gestão dos projetos da Copa no Brasil;

  • Resultados projetados versus resultados alcançados;

  • Lições de gestão: governança, planejamento e estratégia;

  • Exemplos de gestão das Copas da Alemanha e da África do Sul;

  • O que o mundo dos negócios pode gerar de valor com tudo isso.

 

 

 

EMPRESAS APRENDENDO COM A ESTRATÉGIA E A TÁTICA DO FUTEBOL

 

A excelência atingida por alguns clubes europeus nos últimos anos é resultado de trabalho muito bem estruturado, fruto de uma insistente estratégia aliada a um planejamento eficaz. É um trabalho de gestão esportiva marcado pela compreensão do negócio futebol, através de um planejamento estratégico e da valorização dos recursos humanos. Estes clubes entenderam a relevância da liderança de pessoas, fator fundamental nos níveis organizacionais (estratégico, tático, operacional).

 

  • Conceitos de estratégia, tática e operação;

  • Cases do Barcelona e do Carrossel Holandês;

  • Níveis e barreiras para implantação da estratégia;

  • Visão estratégica do negócio;

  • Ferramentas de estratégia e planejamento.

 

 

 

COMO FORMAR E LIDERAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE

 

Um dos maiores desafios no mundo dos negócios moderno é formar, manter e liderar equipes. Estudos mostram que as organizações desejam líderes positivos e otimistas. A existência de um clima positivo, em que prevaleçam emoções positivas, conduz à otimização da atuação dos indivíduos e das equipes, atingindo desempenhos acima do normal. O comportamento do líder é contagioso e tem um efeito exponencialmente multiplicador equipe de alta performance.

 

  • O papel do líder na formação de equipes de alta performance;

  • Como montar um time altamente sincronizado;

  • Ferramentas e estratégias de lideranças;

  • Transformar um grupo em uma equipe de alta performance;

  • Competências de equipes motivadas e comprometidas.

 

 

LIDERANÇA COM CRIATIVIDADE & INOVAÇÃO

 

Incentivar a criatividade e a inovação como fonte de vantagens competitivas duradouras e sustentáveis, para melhorar produtos e serviços e constituir benefícios diferenciados aos seus clientes, tem sido foco constante das organizações. Para tanto, há uma atenção especial e de significativa relevância ao estilo de liderança exercido. Orientados pela visão estratégica e por fortes valores, os líderes têm desafiado suas equipes na conquista dos objetivos através da criatividade e da inovação.

 

  • Liderança, criatividade & inovação;

  • Conceitos e tipos;

  • Modelos de empresas inovadoras;

  • Como desenvolver a criatividade da equipe;

  • Desafios da liderança;

  • Maximização de valores.

 

 

 

ESTRATÉGIAS DE RETENÇÃO DE PROFISSIONAIS

 

Tão importante quanto atrair um profissional é mantê-lo na empresa. Com o ritmo intenso da inovação, as vantagens competitivas não se sustentam por muito tempo passando a retenção de profissionais a figurar entre as prioridades da gestão de pessoas. Para tanto, atrair, desenvolver e reter profissionais se tornou o principal desafio das organizações. A palestra é uma oportunidade de acessar ferramentas estratégicas que podem vir a ser na organização um diferencial competitivo.

 

  • Mudanças no trabalho e no perfil dos profissionais;

  • Diferentes gerações;

  • Convívio, valores e expectativas;

  • O que reter?;

  • Curva da Vitalidade segundo Jack Welch;

  • Motivos para uma organização reter profissionais.

 

 

 

DESAFIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA EMPRESA FAMILIAR

 

A empresa familiar tem sido importante em todos os setores da economia mundial. No entanto, enfrenta inúmeros desafios de gestão, como uma melhor formação e transformação da sua cultura organizacional até a definição de melhores práticas de governança. De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o sucesso da governança corporativa depende da capacidade da família em definir sua atuação em três esferas: gestão, propriedade e família.

 

  • As melhores práticas de governança familiar;

  • A cultura organizacional e sua influência na governança;

  • Gerenciamento de conflitos e relacionamentos;

  • Processo de formação dos sucessores;

  • Estratégias para o crescimento do negócio.

 

 

 

MODELO DE NEGÓCIOS PARA O ESPORTE BRASILEIRO

 

Os atuais modelos de negócios apresentam enormes dificuldades de gerir os esportes nacionais. O grande desafio está em definir, desenvolver e implantar um modelo de negócio capaz de gerar satisfação aos stakeholders e com foco na conquista de títulos, a valorização da marca e equilíbrio econômico-financeiro. Certamente um modelo de negócios ideal implicará em mudanças consideráveis na parte estrutura, mas, permitirá atingir níveis de excelência mundial.

 

  • A importância dos esportes no Brasil e no mundo;

  • O que é modelo de negócio?;

  • O tratamento dos esportes como negócio;

  • Modelo de negócios bem sucedidos;

  • O sucesso nos esportes através do modelo de negócios.

 

 

 

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DO SETOR PÚBLICO

 

Significativas transformações se fazem necessárias na gestão pública para que se reduza o déficit institucional e seja ampliada a governança, alcançando-se mais eficiência, transparência, participação e um alto nível ético. A elaboração, aprovação e fiscalização e controle interno do orçamento, impõem aos gestores públicos o desafio de gerir de forma eficaz as finanças do Município, buscando otimizar os recursos através de instrumentos de gestão adequados.

 

  • Planejamento e orçamento na CF e LRF;

  • Elaboração e gestão;

  • LOA / PPA / LDO;

  • Inovação na gestão orçamentária e financeira;

  • Desafios da aplicação da legislação;

  • Metas e riscos fiscais;

  • Responsabilidades do gestor público.

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