PALESTRANTE

Celso Vasconcellos

Celso Vasconcellos

Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.

Autor de diversos livros, entre eles “Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico” e “Construção do Conhecimento em Sala de Aula”.





Temas

Educação e Motivação

Principais Palestras / Tópicos

GESTÃO DA SALA DE AULA

A Gestão da Sala de Aula envolve três grandes dimensões:


Relacionamento Interpessoal;

- Organização da Coletividade de Sala de Aula;

- Trabalho com o Conhecimento.

 

O DESAFIO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

A Qualidade da Educação que desejamos é aquela que está comprometida com a função social da escola na perspectiva de garantir a cada um e a todos:


Aprendizagem Efetiva;

- Desenvolvimento Humano Pleno;

- Alegria Crítica (Docta Gaudium). 

 

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

POR UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA

 A Avaliação da Aprendizagem representa hoje, na prática concreta das instituições de ensino, um dos maiores desafios no sentido de superar seu histórico caráter classificatório e excludente, e vir a ser um instrumento capaz de apontar e trabalhar os aspectos positivos, negativos e potenciais da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos educandos.

 

 

CURRÍCULO

A ATIVIDADE HUMANA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

 

Refletir sobre as formas de organização dos saberes, recursos e pessoas, no espaço e no tempo, como elementos estruturantes da aprendizagem e do desenvolvimento humano;

- Resgatar alguns princípios orientadores para a prática pedagógica, superando o currículo disciplinar instrucionista, marcado pela passividade e/ou mecanicismo, em direção a um currículo que tem a atividade humana, tanto discente quanto docente, como princípio educativo.

 

 

O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE O ALUNO APRENDA?

FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM HUMANA

 

Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento;

- Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno;

- Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente.

 

 

(IN)DISCIPLINA - A QUESTÃO DO INTERESSE E DA MOBILIZAÇÃO

DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Analisar o problema da (in)disciplina escolar, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula:

- Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea;

- Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova disciplina na sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.


  

IDENTIDADE DOCENTE EM CONSTRUÇÃO

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA ÉTICA

 

Analisar, numa perspectiva histórico-cultural, o que se passa em termos do macroprocesso social e suas repercussões para o cotidiano e a identidade do professor;

- Refletir sobre o papel do professor no contexto atual de complexidade e as respectivas demandas éticas e formativas;

- Apontar algumas perspectivas de ação, em especial no sentido do resgate do querer e do poder do professor.

Vídeos


ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS CONSULTORES
Telefones: (12) 3672 5532 • 3413 0004 • 3022 0474 • 98250 6250
E-mail: contato@polopalestrantes.com

Newsletter